quinta-feira, 16 de maio de 2013

Os cuidados com o sal

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes um pouco sobre os cuidados que todos devemos ter com o sal, que tem como um dos seus componentes o sódio e este é o verdadeiro causador da pressão alta, retenção de líquido, problemas cardiovasculares e problemas renais.
                                                Fonte: Blog Beleza Chique
O sal é composto por 40 por cento de sódio e 60 por cento de cloreto, sendo que as necessidades nutricionais de sódio são de, aproximadamente, 500 mg por dia, mas o consumo médio dos brasileiros é de 12,3 g por dia.
O sódio também está presente naturalmente em muitos alimentos, como no leite, mas não é sal, o que, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não seria possível fazer constar no rótulo dos alimentos a quantidade de sal ao invés da de sódio. 
Outros tipos de alimentos que não são salgados também contém sódio, como: conservantes (nitrito de sódio e nitrato de sódio), adoçantes (ciclamato de sódio e sacarina sódica), fermentos (bicarbonato de sódio) e realçadores de sabor (glutamato monossódico).
É bom frisar que o sódio, isoladamente, não tem sabor.
Desse modo, todos nós devemos ler os rótulos dos alimentos que consumimos e calcular a quantidade de sal que estamos ingerindo. Anota-se a quantidade de sódio e converte-a em sal. Segundo o cardiologista Daniel Magnoni, é preciso multiplicar o valor de sódio no rótulo por 2,5 para saber o quanto aquilo corresponde em gramas de sal. Por exemplo: um alimento com 500 mg de sódio representa 1,25 g de sal. Assim, podemos ingerir até 4 gramas de sal provenientes de alimentos industrializados mais 2 gramas de sal de cozinha (1 grama no almoço e 1 grama no jantar), seja no preparo dos alimentos ou no seu tempero após irem à mesa.
Depois das orientações gerais que devem ser seguidas por todos, vou tratar agora de cuidados para as pessoas que tem doença renal crônica (DRC), que se estimam em torno de 1,4 milhão de brasileiros, e as que fazem hemodiálise, que, segundo o censo de 2011 da Sociedade Brasileira de Nefrologia, eram 91.314 brasileiros.
O paciente que faz hemodiálise normalmente não urina ou urina muito pouco. Deste modo, deverá fazer um controle da ingestão de líquidos para evitar que haja um acúmulo de água no corpo, que só poderá ser eliminado através da diálise, e consequentemente o aumento da pressão arterial, o que exigirá um maior esforço do coração. Por isso, devemos fazer um crontrole rigoroso da quantidade de sal ingerida para evitar a sede e assim a ingestão de água além do permitido.
Em regra, podemos ingerir 500 ml (1/2 litro) + o volume de urina de 24 horas. Ou seja, o paciente que urinou 1 litro ao longo do dia, poderia ingerir até 1,5 litro de líquido.
                 DICAS:
1) use pouco sal no preparo dos alimentos. Se possível, prepare tudo sem sal e acrescente 1 grama de sal (1 colher de café rasa) no almoço e 1 grama no jantar;
2) prefira creme vegetal ou margarina ou manteiga sem sal;
3) tire o saleiro da mesa;
4) use temperos naturais, como: vinagre, pimenta, orégano, suco de limão, alho, cebola, manjericão, cebolinha, ervas naturais, louro e outros;
5) não use outros tipos de sal, como "dieta sal", "sal light" e "slim sal", pois contém muito potássio;
6) evite os alimentos com elevado teor de sódio/sal, como:
    - salgadinhos industrializados (amendoim, batata frita, castanhas com sal etc.);
    - creme vegetal, margarina ou manteiga com sal;
    - alimentos enlatados (palmito, azeitona, pepino, ervilha, milho, sardinha, atum, alcaparra, molho de tomate etc.);
    - temperos prontos do tipo Arisco, Ajinomoto, Sazon, caldo concentrado em cubos de carne, galinha ou vegetais;
    - sopa desidratada tipo Maggi, Knorr, Miojo etc;
    - bolacha tipo aperitivo;
    - linguiça, salsicha, carne seca, bacalhau, mortadela, salame, presunto e demais embutidos;
    - queijo; e
    - molhos prontos, como: ketchup, mostarda, molho inglês, molho shoyo, maionese e outros.

                                          Fonte: Blog Cherryes

"DEPOIS DA SAÚDE, O BEM MAIS IMPORTANTE É A PAZ."

Vamos fazer a nossa parte para minimizar os problemas do nosso tratamento!!!

Com carinho,
Helô

2 comentários:

  1. HELÔ,
    SÓ HOJE QUE TIVE CONHECIMETO DO SEU BLOG E DO QUE VC ESTÁ VIVENDO.DESEJO TUDO DE BOM E PODE CONTAR COMIGO QUANDO PRECISAR.UM BJ.FLÁVIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia querida, eu ainda sou uma blogueira iniciante, por isso, sem querer,eu exclui o teu comentário ao invés de publicá-lo. Para corrigir tal erro, eu copiei do email que recebi avisando sobre o teu comentário e colei aqui.
      Obrigada pelas palavras e pela torcida.
      Um beijo grande, Helô

      Excluir