terça-feira, 23 de julho de 2013

Buttonhole: o menos doloroso acesso à hemodiálise

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre a técnica de buttonhole, que é um método menos doloroso para inserir as agulhas da diálise.

De um modo bem simples, podemos dizer que o tratamento da hemodiálise consiste na filtragem do sangue do paciente com insuficiência renal por uma máquina. O paciente fica ligado à máquina durante 4 horas por 3 vezes na semana através de um cateter ou de uma fístula arteriovenosa (FAV), como já expliquei em outro post. No caso de fístula, a equipe punciona 2 pontos, sendo que por uma agulha sai o sangue e pela outra, o sangue é devolvido ao corpo. Os métodos de punção são rotação de local (rope ladder)  e canulação de buttonhole. Vou falar-lhes sobre a 2ª, que é a técnica que fizeram em mim desde o início das minhas sessões de hemodiálise.

A técnica de buttonhole para canulação de fístula arteriovenosa é um método no qual a agulha com corte é inserida exatamente no mesmo lugar em seções consecutivas de hemodiálise até a formação de uma canulação (túnel) que será acessada posteriormente com agulhas sem corte. É recomendável que o mesmo técnico faça este procedimento até que se forme um túnel. Este técnico perfura sempre o mesmo ponto de entrada ao longo de semanas até estar seguro de que o túnel está bem definido e já possa servir como guia para a canulação, garantindo a correta colocação da agulha. Deste modo, passará a utilizar uma agulha sem corte para puncionar as veias e qualquer profissional poderá puncioná-las facilmente sempre no mesmo local.



                                                          agulha afiada                           agulha cega (romba)
                                                                              fonte: nipro
                                              

A técnica de buttonhole começou a ser utilizada por volta do ano de 1976 na Europa e no Japão e, em 1981,nos Estados Unidos. Portanto, esta técnica existe há mais de 37 anos.

Os benefícios gerais para os pacientes com a técnica de buttonhole são: 1) a canulação é menos dolorida; 2) as agulhas são mais fáceis de inserir no curso, e 3) os pacientes podem usar agulhas cegas, que reduzem o corte do túnel e o gotejamento subsequente durante a hemodiálise.

As 3 grandes diferenças entre a técnica de rotação de local e a canulação de buttonhole são: 1) a individualização de canulação (a mesma pessoa que iniciou o túnel e que determinou a angulação deve ser sempre seguida ); 2) remoção da crosta (de uma sessão para outra uma crosta formará sobre o ponto a ser puncionado e esta deverá ser removida com muito cuidado e higiene. Na minha Clínica, recomenda-se colocar uma gaze embebida em soro fisiológico por pelo menos 30 minutos, que amolecerá a crosta e ela poderá ser removida facilmente com a própria gaze); 3) quem pode canular (recomenda-se que a mesma pessoa faça a canulação até a formação do túnel. Após a sua consolidação, qualquer profissional poderá puncioná-lo.)  

O maior problema para a não utilização desta técnica é a equipe de trabalho, que muitas vezes é rotativa e dificulta o sucesso deste procedimento, que recomenda-se que o mesmo profissional que iniciou o túnel também o conclua, o que pode levar de 3 a 4 semanas ou até mais, variando de indivíduo para indivíduo.


braço da Helô Junqueira em 20/7/2013: cicatriz da FAV (fístula arterio-venosa) no punho e os 2 pontos avermelhados são os túneis

Eu comecei a fazer hemodiálise em 8 de maio de 2013 e, em 19 de julho de 2013 (32ª sessão), foi o 1º dia que usei a agulha sem corte (Romba). Foram 14 sessões fazendo o túnel na veia que sai o sangue (o ponto mais perto do punho) e 22 sessões na que o sangue entra no corpo. Minhas veias sempre foram difíceis, pois são profundas e tortuosas. Mudanças de túneis foram feitas, mas, com a habilidade e persistência da equipe, só posso dizer que valeu à pena e a dor da punção acabou.

Esta técnica de buttonhole é, com certeza, a melhor para os pacientes.


"O rio corta a rocha não por causa de sua força, mas por causa de sua persistência. (Jim Watkins)"


Vamos pedir para que esta técnica de buttonhole seja implantada cada vez mais em nosso país, pois ela beneficia, e muito, nós, pacientes, além de ser uma técnica menos dolorosa e torna menos feio os nossos braços.


Com carinho,

Helô
     

43 comentários:

  1. Ola Helô , estou realizando sessões de hemodialise desde agosto de 2013 no hospital Beneficiência Portuguesa de São Paulo, o meu braço esta horrivel todo encarroçado.
    vou dar a sugestão desse metodo obrigada.
    Célia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Célia! Espero que dê certo, pois vale a pena. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Helô!!
    Tbm vou pedir...
    Depois te conto!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá Helô,sou de Vitoria-ES, e estou começando hoje com esta nova técnica aqui no Estado,ou seja hoje foi o primeiro furo no mesmo lugar da anterior,creio que tenho pela frente mais 10 furos para começar esta nova punção...Sou renal a pouco tempo (4 meses) e tudo é muito, mas sou guerreiro e estou tirando de letra esta novidade em minha vida...é muito bom seu blog, está de parabéns...!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, JP!
      Que bom que você está enfrentando bem essa nova fase da tua vida. É um tratamento doloroso e com várias limitações, mas nos permite ter uma boa qualidade de vida se fizermos a nossa parte.
      Boa sorte!
      Abraço, Helô

      Excluir
    2. Jose roberto amorim1 de abril de 2015 às 19:52

      JP tambem sou de vitoria (vila velha) você faz aonde? eu faço no santa rita

      Excluir
  5. Olá Helô, tudo bem? Sou de Porto Franco - Ma, faço HD a um ano e sete meses, e uso essa técnica a menos de dois meses. Sinto muito não ter buscado e nem ter sido informada antes. Não imagino como ainda não é usada em todos os centros de diálises. Parabéns pela iniciativa.
    Abraço.
    Lídia Carvalho

    ResponderExcluir
  6. Queridos, boa tarde!

    Minha mãe adotou a técnica do buttonhole há mais de ano, porém o hospital não fornece a agulha, precisamos comprar por fora; o único fornecedor de agulhas que temos impôs nossas regras de compra que dificulta o processo e eleva o valor mínimo do pedido para quase mil Reais; por gentileza, poderiam fornecer o contato de seus fornecedores por e-mail?

    maxwkoehler@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá estou interessada em comprar essas agulhas, mas só vendem caixa fechada, podemos conversar e ver a possibilidade de nos juntar?????

      Excluir
  7. Queridos, boa tarde!

    Minha mãe adotou a técnica do buttonhole há mais de ano, porém o hospital não fornece a agulha, precisamos comprar por fora; o único fornecedor de agulhas que temos impôs nossas regras de compra que dificulta o processo e eleva o valor mínimo do pedido para quase mil Reais; por gentileza, poderiam fornecer o contato de seus fornecedores por e-mail?

    maxwkoehler@hotmail.com

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  8. O que fazer quando a clinica de hemodialise não oferece este metodo de punção?

    ResponderExcluir
  9. Já uso essa agulha a seis anos e agora a clínica onde dialiso diz não ter mais o buttonhole, confesso que estou apavorada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver condições financeiras, procure a Fresenius, compre a agulha romba diretamente e leve para as suas sessões de hemodiálise. Abraço

      Excluir
    2. O único jeito é comprar as agulhas ou dependendo de sua condição procurar o Ministério Público e conversar com o promotor da Saúde sobre a situação.

      Excluir
  10. Olá, sou de Recife, tenho 24 anos, comecei a fzr hemodiálise a 3 semanas e hoje vão começar essa técnica, sobre estética, essa técnica é melhor? Aquele inchaços que fica no braço diminui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fran!
      Com certeza, o teu braço vai ficar bem menos feio e sem os aneurismas (bolotas)!!!
      Vale a pena! Boa sorte! Abraço

      Excluir
  11. Boa tarde em relação ao preço das agulhas alguém poderia me informar se é muito caro ? Desde ja agradeço. andredoteclado@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, André!
      Ligue na Fresenius, que eles são fabricantes dessas agulhas e o preço deve ser razoável.
      Boa sorte!
      Abraço,
      Helô

      Excluir
    2. Olá André, eu fiz uma cotação e encontrei um fornecedor de SP que vende a caixa fechada por 1.200,00 vem 300 agulhas ou 150 pares, estou vendo a possibilidade de se juntar com outros pacientes e comprar juntos...

      Excluir
  12. Olá Heloísa Junqueira, eu fazia Hemodiálise no Hospital do Rim em SP e desde 2009 uso essa técnica de punção buttonhoule, é ótima para nós pacientes pois não faz aqueles aneurisma, bolotas, e não sangra e foi bem menos que a cortante, hoje moro e dialiso no PR, o problema que quando venho pra SP fazer Hemodiálise de trânsito, a grande maioria das clínicas não utiliza essa agulha, devido a situação dá crise na nefrologia, eu encontrei um fornecedor que vende a caixa fechada, fica 150 pares por R$1.200,00 é gostaria de saber de pessoas que precisam e pretendem comprar, pois só vende a caixa fechada, é dá marca NIPRO 16G sem corte ou buttonhoule...Se alguém quiser podemos se juntar para comprar..... Obrigada Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc conseguiu comprar ? Poderia dar o endereço eletrônico pra que eu possa comprar para meu marido ?
      São muitas mudanças, e digo a ele, que cada dia de uma vez.
      Fico no aguardo.
      Fique com Deus 🙏🌻.

      Excluir
    2. Olá! A minha clínica fornecia este tipo de agulha para quem tinha convênio médico, de modo que não sei onde você possa comprar. É bom frisar que também tem que ter pessoal habilitado para fazer este procedimento. Boa sorte! 🙌🏻🙏🏻

      Excluir
  13. Olá vou começar essa técnica amanhã to com muito medo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma ótima técnica. Mas lembre-se de lavar muito bem o braço antes de ser puncionado para evitar infecção. Boa sorte!

      Excluir
  14. E verdade que pacientes que tem aneurismas de veia não podem fazer bottom? Aqui na clínica eles só fazem em fístula nova, eu tenho, mas quem é antigo eles dizem que não pode!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Laura!
      Não sei te dizer. Se você quiser, eu posso perguntar para a minha médica na 2ª feira.

      Excluir
  15. E uma ótima técnica, vou falar com a equipe pra ver sir eu posso fazer muito obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei sabendo como funciona hoje tenho 7 anos de hemodiálisemais n conhecia esse método... muito importante

    ResponderExcluir
  17. boa noite .estou usando este método a um ano é bem melhor q a de corte . faço o tratamento na santa casa de maringá parana ela eles mi fornecem as agulhas ou melhor dizendo o tratamento la nao deixa nada a desejar.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Fernando!
    Você tem convênio, né?
    Pergunto isso, porque, por todos os relatos que li nesses 4 anos e 6 meses do meu blog, o SUS não paga este tipo de agulha.
    Que bom saber que o serviço de hemodiálise da Santa Casa de Maringá é bom!
    Bom tratamento!
    Abraço, Helô

    ResponderExcluir
  19. Eu estou com fístula recém colocada e vou ver se no hospital onde eu faço hemodiálise eles usam esse método de butonholle porque aquelas bolotas no braço ninguém merece não é

    ResponderExcluir
  20. Fiz esse metodo! Me ajudou muito, hoje sou transplantada há quase 6 anos e já desliguei a fistula, meu braço nem parece que fiz HD. Bjs

    ResponderExcluir
  21. gostei muito deste artigo, faco hemodialise a 5 anos e nunca havia ouvido falar desse metodo, obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
  22. Onde encontramos essa agulha para comprar?

    ResponderExcluir
  23. Onde encontramos essa agulha para comprar?

    ResponderExcluir
  24. Helô, bom dia !!! Meu marido fez a FAV em dezembro 2020, e deve começar a usar em fevereiro. O médico recomendou uso de botton, porém a enfermagem até agora, não me deu retorno , se sabem como fazer o procedimento.
    Somos do Rio de Janeiro, e ele faz diálise na pró renal. Vc é de qual cidade?
    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Fique com Deus 🙏🌻😇😘.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! Eu sou da cidade de São Paulo e não faço hemodiálise desde setembro de 2017, quando fui transplantada. A buttonhole é um procedimento muito bom, mas precisa de enfermagem qualificada.
      Boa sorte e fiquem com Deus! 🙌🏻🙏🏻😘

      Excluir
  25. Helô
    Boa tarde , se iniciar nesse método buttonhole , se for necessário pode voltar para o outro método ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite. Poderá sim fazer o método tradicional. Boa sorte!

      Excluir
  26. Boa tarde. Estou fazendo hemodialise há 6 anos com a button, minha fistula sempre deu pus e hoje a medica me recomendou a outra agulha pra fazer furo novo, a medica falou que depois de 6 anos a button começa a complicar e precisa trocar, mas estou com muito medo

    ResponderExcluir
  27. Estou usando button há 6 anos, a medica me falou que depois dos 6 a button começa a ficar perigoso, estou com mt medo

    ResponderExcluir