domingo, 13 de outubro de 2013

Nós também podemos viajar!!!

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre a nossa liberdade de poder viajar e fazer hemodiálise em outros lugares dentro e fora do Brasil.

A foto abaixo é um dos hotéis da Maldivas, que é o lugar que sonho em visitar depois que for transplantada. Como diz Cecília Meireles, "liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, não há ninguém que explique e ninguém que não entenda."


                                                        fonte: Bandos Island Resort-Maldives


Uma das piores coisas de fazer hemodiálise é ter a obrigatoriedade de ficar ligado à máquina por três vezes por semana durante um tempo indefinido e indeterminado. Há pacientes que fazem hemodiálise por muitos e muitos anos, o que deve ser muito cansativo e entediante. Por isso, apesar de estar fazendo hemodiálise há apenas cinco meses, resolvi pesquisar sobre uma eventual viagem, que equivaleria a umas férias da rotina, que é essencial para o ser humano.

Férias é um direito constitucional que assegura um período de descanso anual, o qual deve ser concedido ao empregado após o exercício de atividades por um ano. As férias, então, devem ser concedidas dentro dos 12 meses subsequentes à aquisição do direito. Esse direito é relativo ao empregado. Mas, é claro, que esta regra deve ser entendida de maneira genérica e pressupor que qualquer pessoa precisa sair da sua rotina de tempos em tempos. Então, como aplicar este direito e necessidade para quem faz tratamento de hemodiálise? Não é fácil, mas possível.

O primeiro passo é um bom planejamento, uma vez que teremos que localizar o centro de diálise mais perto do nosso destino e verificarmos se há vaga. Todo este procedimento burocrático é feito através de nossa clínica, mas podemos consultar os locais previamente, fazer um roteiro de viagem e assim fica mais fácil do responsável da nossa clínica agendar as nossas sessões de hemodiálise no curso da nossa viagem.


No Brasil, nós podemos consultar os Centros de Diálise mais próximos do nosso destino acessando o Locais de Hemodiálise no Brasil Feito esta consulta, comunique o responsável da tua clínica e certifique-se da possibilidade de vaga no período pretendido. O SUS ou o teu convênio cobre as tuas sessões de hemodiálise em outros locais, de modo que não iremos pagar nada por esta troca de local no âmbito nacional. Observamos, então, que o planejamento antecipado é fundamental para êxito da viagem.

No exterior, nós podemos consultar os Centros de Diálise acessando Encontre Centros de Nefrologia em outros países. Neste caso, também devemos comunicar ao responsável da nossa clínica, pois algumas tem este serviço de viagem internacional ou senão nos orientam o que devemos fazer. Mesmo assim, sem consultar o responsável da minha clínica, eu encontrei alguns sites que organizam as nossas viagens para o exterior, que são:                          
1) Holiday Dialysis International
2) Nephrocare
3) Dialysis Holidays
4) Dialysis at sea
                                                              
Acessando esses sites, eu mandei email para saber do preço por sessão de hemodiálise. Verifiquei, então, que o preço é bem variável, sendo que em terra pode variar de 300 a 600 dólares por sessão e no mar, de 650 a 800 dólares por sessão.

Dialysis at sea respondeu o meu email prontamente e me informou que num cruzeiro de 14 dias recomenda-se 7 sessões de hemodiálise, sendo 650 dólares por sessão, o que equivale a 4550 dólares ou R$ 9.903,07 no câmbio de hoje (13/10/2013), mais 250 dólares (R$ 544,13) por honorários médicos por pessoa por viagem. Eles organizam cruzeiros marítimos para pacientes em tratamento de hemodiálise desde 1977, portanto tem muita experiência. É caro, mas é possível. E esta possibilidade é o que nos conforta e nos dá um certo sentido de liberdade.                                                                          


A foto abaixo é de um dos cruzeiros marítimos organizados pela Dialysis at sea pelo Canal do Panamá.



                                                                    fonte: Canal do Panamá


É bom lembrarmos sempre que todo o seu suprimento de sangue flui através dos seus rins a cada dois minutos. Esses rins trabalham duro para filtrar o sangue, removendo os resíduos e fluidos. Eles também produzem hormônios que ajudam a formar as células vermelhas do sangue, controlar a pressão arterial e construir ossos fortes. Desse modo, nós, que temos uma mínima ou nenhuma função renal, contamos com os tratamentos de diálise peritoneal, hemodiálise ou transplante renal para podermos sobreviver e temos sempre que colaborar com os médicos, fazendo uma alimentação adequada e uma ingestão de líquido controlada.

Fiquem atentos, pois os rins podem perder as suas funções em até 80% sem que existam muitos sintomas!


Enfim, sonhar em viajar e saber que esta possibilidade existe para quem faz hemodiálise, nos dá um sentimento de liberdade. E liberdade, segundo Miguel de Cervantes, "é um dos dons mais preciosos que o céu deu aos homens. Nada a iguala, nem os tesouros que a terra encerra no seu seio, nem os que o mar guarda nos seus abismos. Pela liberdade, tanto quanto pela honra, pode e deve aventurar-se a nossa vida."



"Viajar é mudar a roupa da alma." (Mário Quintana)


Vamos nos planejar e viajar!!!


Com carinho,

Helô


OBS: Acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos posts com dicas, curiosidades e novidades, além de divulgar os posts que eu publico aqui no blog. É muito interessante!!! (https://www.facebook.com/BlogHemodiario)

29 comentários:

  1. Que máximoo!! Podemos já começar a nos programar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!!Que linda iniciativa!!!Vou levar meu Pai ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal!!!
    Obrigado!!!
    Eduardo Sampaio,Recife-PE.

    ResponderExcluir
  3. Oi helô, eu sou transplantada renal, e busco informações sobre a aquisição dos remédios imunossupressores fora do país... faço faculdade e gostaria de fazer intercambio na Italia... Você sabe se o próprio país fornece os remédios ou como é? como o período é de 1 ano fico preocupada... Agradeço se souber alguma informação Marana Guimarães

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Infelizmente, eu não sei esta resposta. Acredito que você terá esta informação no Ministério da Saúde. Quando souber a resposta, por favor post aqui para todos saberem. Obrigada! Com carinho, Helô

      Excluir
  4. Oi Helô estou buscando informações sobre esse assunto, quero viajar para orlando com meu namorado que por sinal irá em um congresso e eu queria o acompanhar só que eu não tenho condições de pagar as sessões estamos estudando então já viu, vi em algum lugar que o sus reembolsa é verdade? se for como funciona estou desesperada pela resposta!!! A faço hemodialise a 1 ano e meio..

    ResponderExcluir
  5. Oi, Maiara!
    Acho melhor você obter esta resposta de um possível reembolso diretamente no SUS.
    Sei que o valor da hemodiálise em Orlando é 350 dólares e você tem que fazer um cadastro através da tua clínica.
    Boa viagem!
    Com carinho, Helô

    ResponderExcluir
  6. Olá Helô, faço hemodiálise já fazem 13 anos.
    Dá também para viajar sem ter que pagar pela hemodiálise.
    Veja aqui as dicas: http://leitrabalhistanaescola.blogspot.com.br/2011/05/atendimento-medico-em-vagens.html
    O Documento já pode ser solicitado pela internet: http://sna.saude.gov.br/cdam/

    ResponderExcluir
  7. Bom dia, minha filha mora na italia eu gostaria de ir visita la mas a 1 ano faço hemodialise, alguem sabe me responder se la na italia posso seguir o tratamento? como devo proceder? obrigado

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, Nina!
    Peça para a tua filha localizar as clínicas de hemodiálise na cidade dela ou onde você pretende fazer hemodiálise. Escolha a que achar melhor e procure saber a documentação necessária, o valor de cada sessão, a disponibilidade de vaga e faça a reserva. Depois de tudo isso, é só você se organizar e aproveitar a viagem.
    Com carinho,
    Helô

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Estou viajando para Orlando e gostaria de informações de como reservar uma clinica para poder dialisar. Pois moro no interior e o hospital onde faço a dialise não tem informações de dialise no exterior. Será que vc pode me ajudar? Obrigado !

    ResponderExcluir
  10. Boa noite, Sergio!
    Normalmente, os pacientes procuram os centros de hemodiálise no local do destino, entram em contato, informam-se sobre o preço, exames exigidos e disponibilidade de vaga para paciente em trânsito. Então, agendam as datas e boa viagem!!!
    Este link é um dos utilizados para quem vai para Orlando:
    http://us.wow.com/search?s_pt=aolsem&s_it=aolsem&s_chn=129&q=dialysis%20center%20in%20orlando
    Espero tê-lo ajudado!
    Quando voltar da viagem, me mande notícias para eu compartilhar com os outros pacientes.
    Abraço, Heloisa

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, Gostaria de saber se tem informação se alguma empresa de seguro viagem cobre a minha hemodialise nos estados unidos em uma viagem de férias? grato

    ResponderExcluir
  12. Bom dia , gostaria de saber se o SUS que utilizamos aqui no Brasil é o mesmo
    para Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Se você for para Portugal, poderá fazer hemodiálise sem pagar, devido a um tratado de reciprocidade entre Brasil e Portugal. Para isto, você tem que, primeiramente, marcar a data numa clínica de hemodiálise em Portugal e depois providenciar a guia BP4 no Ministério da Saúde.
      Boa viagem!!!

      Excluir
  13. Bom dia , gostaria de saber se o SUS que utilizamos aqui no Brasil é o mesmo
    para Portugal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo!
      Há uma reciprocidade entre Brasil e Portugal para utilização do sistema de saúde pública. De modo que você poderá fazer hemodiálise em Portugal se beneficiando dessa reciprocidade e da gratuidade.
      Abraço, Helô

      Excluir
  14. bom dia querida , eu preciso saber para fazer hemodialises em Sao Paulo Barueri o alrededores é para um paciente de Perú que estará uma semana la como poderia fazer para ser atendido por o SUS o algum centro que nao precisa se pagar ..muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Você precisa se informar no Ministério da Saúde se o Peru tem reciprocidade com o Brasil para atendimento gratuito no sistema de saúde. Eu acho que não tem e assim as sessões de hemodiálise são pagas. De qualquer forma, é melhor você se informar. Abraço

      Excluir
  15. bom dia querida amei sua informacao, eu preciso saber que tem que fazer para ser atendido no Brasil Saop Paulo Barueri ou alrededores para um paciente de Peru que faz Hemodialisis e estara uma semana de ferias, tem como ser atendido por o SUS o algum centro que nao precise pagar ...que tramites tem que fazer .muito obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você precisa se informar no Ministério da Saúde se o Peru tem reciprocidade com o Brasil para atendimento gratuito no sistema de saúde. Eu acho que não tem e assim as sessões de hemodiálise são pagas. De qualquer forma, é melhor você se informar. Abraço

      Excluir
  16. Prezada Heloisa, boa tarde.
    Primeiramente gostaria de cumprimentá-la pela excelente iniciativa.

    Meu pai faz hemodiálise e tenho uma irmã que mora na Holanda. Gostaria de levá-lo para lá. Nas empresas listadas, não encontrei nenhuma com estrutura neste país.

    Por acaso você conhece alguma empresa que pudesse prestar este serviço?

    Muito obrigado,

    Flavio Nakata

    ResponderExcluir
  17. Prezada Heloisa, boa tarde.
    Parabéns pela iniciativa.

    Você saberia me indicar alguma empresa especializada para me auxiliar numa viagem para a Holanda? Meu pai é paciente renal crônico. Nas empresas listadas acima, nenhuma possui estrutura naquele país.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Flavio!
      Infelizmente, eu não conheço empresa idônea para te indicar. O que os pacientes em hemodiálise fazem é entrar no site da Nephrocare e procurar uma clínica dela na cidade que irão. Daí, agendam as datas e fazem os procedimentos requeridos.
      Boa sorte!
      Abraço, Helô

      Excluir
  18. OLA HELOISA , BOA NOITE

    GOSTARIA DE TOMAR MAIS CONHECIMENTO SOBRE DIALISES NO EXTERIOR ( PORTUGAL ) , EU FACO HEMODIALISE DESDE DE 2009 E ESTOU PENSANDO EM VIAJAR VARIOS PAISES DO MUNDO .

    AGRADECO
    MAAN HUSSEIN
    maan.faisal@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  19. Faco hemodiálise de 4hs 3 x por semana
    Preciso encontrar clinica de hemodialise em Orlando nos EEUU
    Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Helô, meu pai faz hemodiálise três vezes por semana pelo sus no brasil, vou morar em Portugal e pretendo que ele vá em seguida. Ele conseguirá ser atendido gratuitamente em Portugal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Aline.
      Eu fiz transplante há 3 anos e não estou atualizada sobre o assunto.
      Acredito que ainda há uma reciprocidade entre Brasil e Portugal para utilização do sistema de saúde pública. De modo que, se ainda persistir está reciprocidade, ele poderá fazer hemodiálise em Portugal se beneficiando dessa reciprocidade e da gratuidade.
      Abraço, Helô

      Excluir