domingo, 12 de janeiro de 2014

Riscos na hemodiálise

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre os riscos de faltar na hemodiálise e os abusos dos pacientes.


.                                                                  fonte: folder da NephroCare


Segundo a NephroCare: "Você sabia que ao faltar uma sessão de hemodiálise no mês, o paciente aumenta o seu risco de morte em 19%? E que ao faltar duas sessões de hemodiálise no mês, esse risco é aumentado para 51%?

Os rins saudáveis filtram o sangue durante 24 horas do dia, mantendo o sangue em equilíbrio de sais e líquidos e livres de toxinas produzidas naturalmente pelo organismo. Quando os rins não funcionam, é a diálise que, somente durante algumas horas da semana, faz este trabalho.

No entanto, para manter o equilíbrio do organismo, são necessárias pelo menos 12 horas de diálise por semana.

Ao faltar uma sessão de diálise, o líquido e as toxinas que seriam retiradas naquele tratamento se acumulam no organismo. O acúmulo de toxinas, como o potássio, pode levar a complicações agudas, rapidamente percebidas pelo paciente, como arritmias e parada cardíaca, fraqueza e paralisia muscular.

Além disso, o acúmulo agudo de líquidos também pode causar falta de ar, edema de pulmão, falência respiratória e morte. Riscos desnecessários!

Porém, muitas vezes os sintomas e as consequências das faltas ao tratamento só aparecem ao longo de meses e anos. As toxinas e o excesso de líquido sobrecarregam o coração e os vasos sanguíneos, prejudicam os ossos e o controle da anemia e impedem que as defesas do organismo funcionem plenamente.

Consequentemente, os pacientes que faltam costumam ser mais desnutridos, tem mais infecções, anemia, doenças do coração, derrames, insônia, impotência sexual e depressão, precisando com mais frequência de internações hospitalares. E o mais agravante dessa situação é que muitas vezes o próprio paciente não percebe que a falta às sessões só traz mais doenças e piora a sua qualidade de vida!

Um tratamento eficiente é aquele em que médicos e pacientes trabalham juntos!"

É incrível como tudo o que foi dito acima parece óbvio, mas não é. Os pacientes em hemodiálise usam e abusam do tratamento, ignorando as graves consequências. Entre os abusos mais frequentes que observo no meu dia a dia são: ganho excessivo de líquido (5, 6, 7 e até 8 litros durante o fim de semana, sendo que o recomendável é no máximo 4% do peso seco); ingerir alimentos com alto teor de potássio e fósforo, apesar de toda a orientação recebida; não fazer restrição ao sal; mentir para quem anota o peso, o valor correto marcado na balança (sempre informando a menos); criar artimanhas para fazer menos tempo de hemodiálise, como inventar um compromisso urgente (viagem, médico e outro), câimbras, vontade de urinar ou evacuar e muitos outros (o médico acredita e diminui com frequência de 15 a 30 minutos o tempo da sessão). Tudo isso vai danificando ainda mais o nosso organismo, que tem que se adaptar com a falência dos rins, a hemodiálise, a quantidade de remédios e as inúmeras restrições. 

Deste modo, paciente deve sempre ter consciência de seu tratamento e seguir as orientações médicas e nutricionais. Como tal, será um paciente bem dialisado e terá uma boa qualidade de vida.  


                                                         fonte: folder da NephroCare


"Somos o que fazemos repetidamente. Por isso o mérito não está na ação e sim no hábito." ( Aristóteles )

Vamos fazer a nossa parte e ter uma vida boa e saudável!!!

Com carinho,

Helô


OBS: Acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos posts com dicas, curiosidades e novidades, além de divulgar os posts que eu publico aqui no blog. É muito interessante!!! (https://www.facebook.com/BlogHemodiario)

OBS2: Criei um grupo no facebook chamado Hemodiário para que médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, pacientes em hemodiálise, pacientes transplantados ou pacientes com doença renal possam trocar informações, discutir procedimentos e compartilhar aprendizados. O link é https://www.facebook.com/groups/hemodiario/. Caso se enquadre numa dessas categorias, peça para participar do grupo. Você será muito bem vindo!

43 comentários:

  1. e quando u paciente fica n hospital com o rim praticamente parado e não faz hemodialise porque, pasmem, não tem CATETER no hospital!!!

    ResponderExcluir
  2. E quando o problema é um paciente internado na UTI com função renal praticamente parada ha 3 dias com indicação para hemodialise e não o faz porque, PASMEM, não há CATETER no Hospital?! oque se pode fazer?? :(

    ResponderExcluir
  3. Patricia, o cateter usado é o de Shilley e deve custar cerca de 100 reais. Eu o compraria, apesar de ser um absurdo, para resolver logo esta situação. Boa sorte! Abraço, Helô

    ResponderExcluir
  4. Quais os benefícios da hemodiálise?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O principal benefício é manter o doente renal vivo, uma vez que os rins já não cumprem as suas funções básicas: limpar e filtrar o sangue. A hemodiálise é um tratamento substitutivo dos rins através de uma máquina, que libera o corpo dos resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o corpo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, uréia e creatinina.

      Excluir
  5. Eu sinceramente peço a DEUS para nunca precisar fazer hemodiálise vou orar para todos que nescessitam fazer , terem sorte de ser templados com adoaçao de um RIM.para implante. não percam a esperança. DEUS sabe oque faz.

    ResponderExcluir
  6. A hemodialise causas problemas na cabeça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente na cabeça, porém os rins são responsáveis pelo controle da pressão arterial por eliminar o sódio e liquidos do sangue, além de liberar um hormônio chamado renina isso para manter a pressão diastólica estável, quando os rins não fazem mais isso a Hipertensão pode causar problemas Neurológicos pois os órgãos receberão sangue sangue com muita 'força', alem de forçar muito o coração; é comun pacientes com IRC terem a média da P.A. 180/110 mmHg isto é pressão arterial 18 por 11 (muito alta). Não é um tratamento fácil!

      Excluir
  7. Hemodialise pode causar distúrbios na cabeça, problemas psicológicos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paula!
      A hemodiálise é uma opção de tratamento quando os rins param de funcionar. Como tal, vários sintomas o doente renal pode apresentar durante o tratamento, como: náuseas, pruridos, mal estar, desânimo, depressão e vários outros. Por isso, qualquer sintoma, inclusive problemas psicológicos, deve ser comunicado ao nefrologista da clínica onde o doente faz hemodiálise.
      Abraço, Helô

      Excluir
  8. Oi Helô, meu marido vai começar a diálise no próximo sábado estamos com tanto medo, será q ele vai sofrer ou sentir dores, vc sabe como funciona o transplante estou fazendo exames para ver se sou compatível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Rosilei!
      Fique calma e tranquila.
      A hemodiálise é um tratamento para as pessoas que os rins funcionam abaixo do razoável.
      As dores são apenas da punção das veias, que dura pouco tempo.
      Eu te garanto que é um exagero sobre as dores e o sofrimento na hemodiálise.. Se obedecer as orientações médicas e nutricionais, ele viverá bem.
      Em relação ao transplante, o médico da hemodiálise te orientará.
      Seja forte e anime o teu marido.
      Abraço, Helô

      Excluir
    2. Não vou mentir, tenho 37 anos e faço hemodiálise 3 vezes por semana por 4 horas. Nem todos os dias são flores.
      A dor não é o pior é na verdade praticamente não dói, mas o problema maior ê o psicológico que em alguns dias nos deixa pra baixo.
      Tem dias que me sinto um criminoso por tomar um pouco mais de água.
      Mas se vc der força pra ele, tudo ficará mais fácil

      Excluir
    3. Não vou mentir, tenho 37 anos e faço hemodiálise 3 vezes por semana por 4 horas. Nem todos os dias são flores.
      A dor não é o pior é na verdade praticamente não dói, mas o problema maior ê o psicológico que em alguns dias nos deixa pra baixo.
      Tem dias que me sinto um criminoso por tomar um pouco mais de água.
      Mas se vc der força pra ele, tudo ficará mais fácil

      Excluir
  9. Boa noite, faço dialise a seis meses no inicio tive muito medo principalmente pelos comentarios maldosos,mas para mim ja faz parte da minha rotina, acho q a melhor coisa a fazer é aceitar.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito importante esse esclarecimento! Me ajudou muito.

    Agradecida Lília

    ResponderExcluir
  11. Meu pai fez 3 vezes em seguida, infelizmente os rins não funcionao .Hoje 2 dias depois os rins voltaram lentamente a funcionar e os batimentos cardíacos estao normais. Meu pai tem chence de vive?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esta resposta é impossível de dar. Mas o importante é que ele está reagindo. Melhoras!!!

      Excluir
  12. Oi,estou fazendo diálise a três meses,conheço que Está sendo difícel aceitar esse cateter no meu pescoço. Atrapalha PR tudo principalmente no banho. Kkkkk já tive um surto em casa. Desmaie em frente a clínica, andei usando cadeira de rodas mas o enfermeiro deu de me proibir!já não sei o que fazer nem aonde procurar meus direitos de paciente, podem me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais importante é você aceitar a doença e a hemodiálise como tratamento.
      Se não está satisfeito nesta clínica procure outra.
      Abraço, Helô

      Excluir
  13. Meu pai começou a fazer já tem 3 meses mas sempre vai contrariado diz mtas vezes que isso não é vida. Fico tão triste de n poder ajudar. E pelo jeito na clínica onde ele faz ninguém ajuda a deixar o paciente um pouco mais confortável

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo é assim mesmo. A aceitação do tratamento é difícil e vários pacientes ficam deprimidos. O importante é o apoio familiar e dar tempo ao tempo. Tenha calma, ele ficará bem.

      Excluir
  14. Obrigado pela força Heloisa. Agora ele chegou a uma semana sem hemodiálise e disse que não vai vazer. Tenho medo de mais complicações.

    ResponderExcluir
  15. Luis Maia 24 de junho de 2017 09:28 - Foi muinto bom encontar seu blog heloisa(não sou de usar internete)faz tres meses que faço dialice e me acostumei muito rapdo! fica aqui a minha dica: façam a dialice e vivam o melhor que puderem. Sem mais obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí, Luís! Vamos viver o melhor que pudermos!!! Abraço, Heloisa

      Excluir
  16. Olá Heloisa. Há 2 meses atrás minha subrinha perdeu a luta para o lúpus, ela passou mal fazendo hemodiálise,fez 3h de hemodiálise e começou a passar mal e delirar dizendo para baixa a música que o som estava muito alto(sendo que estava no hospital)e não havia som e nem nada. ela foi entubada, mas na madrugada veio a falecer. Sendo que durante o dia estava super feliz e alegre sem nenhum exame alterado,tudo normal. No atestado de óbito constatava que ela tinha falecido por causa de um AVC. O que poderia ter dado de errado na hemodiálise? Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Esta resposta só o médico pode te dar.
      Eu fiz 4 anos e 3 meses de hemodiálise, sendo que os problemas mais comuns eram câimbra, hipotensão, infecção. As causas de morte mais comuns eram o excesso de potássio, que causava uma parada cardíaca, e infecção. Uma vez só eu soube de uma senhora de outro turno que teve um AVC durante a hemodiálise e a pressão dela estava muito alta, mas ela foi socorrida imediatamente e não faleceu.
      Procure saber melhor o que levou a tua sobrinha a ter um AVC.
      Abraço, Heloisa

      Excluir
  17. Boa tarde, minha esposa faz hemodiálise corretamente, evita potássio, e tudo que faz mal. Pergunto se ela pode viver por muito tempo ainda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite!
      Com certeza, ela poderá viver muito tempo se continuar a controlar a ingestão de potássio, fósforo e líquido, além de tomar corretamente os remédios prescritos.
      Sei de pacientes que fazem hemodiálise há 18 anos.
      Abraço, Helô

      Excluir
  18. Ola Helo, perdi minha mãezinha faz quinze dias ela fazia diálise 1 vez na semana á dois meses porem tinha semana Que chegávamos ao hospital mandavam ela fazer exame e mandava volta pra casa pq estava menos pior que os outros. Não tinha máquinas suficientes e ainda estava na lista de espera para uma clínica, durante á última seção sofreu avc hemorrágico sem coagulação foi entubada mais não resistiu.A pergunta é será que foi por falta das seções que teria que ser feita e mandavam ela pra casa por falta de máquina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Losinha!
      Eu sinto muito pela tua mãe.
      Infelizmente, eu não tenho como responder a tua pergunta.
      Eu acredito que os médicos façam sempre o melhor pelos pacientes e o melhor dentro às condições que eles têm.
      Um abraço, Helô

      Excluir
  19. Ola Helo, perdi minha mãezinha faz quinze dias ela fazia diálise 1 vez na semana á dois meses porem tinha semana Que chegávamos ao hospital mandavam ela fazer exame e mandava volta pra casa pq estava menos pior que os outros. Não tinha máquinas suficientes e ainda estava na lista de espera para uma clínica, durante á última seção sofreu avc hemorrágico sem coagulação foi entubada mais não resistiu.A pergunta é será que foi por falta das seções que teria que ser feita e mandavam ela pra casa por falta de máquina?

    ResponderExcluir
  20. Minha cunhada tem lúpus e seus 2 rins pararam de funcionar ela está na segunda semana de hemodiálise e está com tosse isso é alguma reação da hemodiálise e ela está muito abatida isso também é por causa da hemodiálise? Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Minha cunhada tem lúpus e seus 2 rins pararam de funcionar ela está na segunda semana de hemodiálise e está com tosse isso é alguma reação da hemodiálise e ela está muito abatida isso também é por causa da hemodiálise? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela!
      Infelizmente, eu não sei te dar esta resposta com segurança. Eu nunca tive tosse, sem estar gripada/resfriado, durante os 4 anos e 3 meses que fiz hemodiálise. Já o abatimento pode ser decorrente da insuficiência renal crônica e não da hemodiálise.
      Abraço

      Excluir
  22. Faço hemodiálise a 6 anos e 3 meses e estou na fila de transplante o mesmo tempo. Gostaria de saber porque o meu número na fila parou de diminuir e agora está aumentando, estou ficando mais para traz.e outra preocupação é a falta de medicamentos no auto custo, está prejudicando meu tratamento e já estou com problemas na tireóide. Se me chamarem pra um transplante nem sei como fazer pra chegar até em sp.estou em Guaratinguetá, interior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Magno! O número na fila de transplante é um simples registro de que você está apto a ser um receptor de órgão, porque o que vale mesmo é a compatibilidade entre o doador e o receptor. Em relação à falta de medicamentos de alto custo, eu não sei o que te dizer, mas sugiro que peça doação e não desista de ir sempre até à farmácia de alto custo, que é o que tenho feito como transplantada. Abraço, Helô

      Excluir
  23. Meu avô faz hemodiálise há mais ou menos uns três meses, porém ele ainda está no cateter porque a fila para ele fazer a fístula é grande e deram uma previsão para o final de outubro desse ano. Sinto uma dó imensa quando dizem que o cateter parou e tem que trocar. Será que tem como fazer a cirurgia da fístula de forma particular? E será que se fizer particular ele perde o direito de fazer a hemodiálise pelo sus?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O teu avô poderá sim fazer a fístula com um médico particular e não perderá o direito de fazer hemodiálise pelo SUS.
      Uma das piores dificuldades da hemodiálise é o acesso, seja por cateter ou pela fístula. Os cuidados devem ser regulares e nem sempre dá certo.
      Boa sorte!

      Excluir
    2. Olá!
      O teu avô poderá sim fazer a fístula com um médico particular e não perderá o direito de fazer hemodiálise pelo SUS.
      Uma das piores dificuldades da hemodiálise é o acesso, seja por cateter ou pela fístula. Os cuidados devem ser regulares e nem sempre dá certo.
      Boa sorte!

      Excluir