terça-feira, 14 de maio de 2013

Direito de remoção e transporte gratuito

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre o direito de remoção e transporte coletivo gratuito na cidade de São Paulo.

A pessoa portadora de insuficiência renal crônica não é beneficiária de uma legislação federal específica, que assegure os seus direitos. Deste modo, as prefeituras tem editado medidas visando melhorar a vida dessas pessoas.
A prefeitura de São Paulo tem dois serviços de remoção e transporte destinado às pessoas com deficiência física e alto grau de severidade e dependência. São esses:
1) ATENDE (Serviço de Atendimento Especial) é uma modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, as quais tenham vínculo à cadeira de rodas. Horário do serviço: o Atende funciona das 7h às 20h, de segunda-feira a domingo. Informações pelo telefone 08000155234 ou pelo site.



Fonte: Via Trolebus



2) PERUAS - Prefeitura de São Paulo: é um serviço prestado pelas Coordenadorias de Saúde, Setor de Transporte. A utilização deste serviço exige a realização de um cadastro com atestado médico e relatório social encaminhados pela própria clínica onde a pessos faz hemodiálise. Os telefones de contato das Coordenadorias são:
         a) Coordenadoria de Saúde Norte: (11) 2224-6841
         b) Coordenadoria de Saúde Leste: (11) 3397-0961
         c) Coordenadoria de Saúde Sudeste: (11) 2063-5034
         d) Coordenadoria de Saúde Centro Oeste: (11) 3078-6173
         e) Coordenadoria de Saúde Sul: (11) 2075-1162
O paciente renal crônico, que dialisa três vezes por semana, tem direito à isenção do pagamento da tarifa na SPTrans/EMTU. É necessário levar à UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa, o relatório médico solicitado em sua clínica de tratamento. Neste deverá constar o CID (Classificação Internacional de Doenças), insuficiência renal crônica é N18, e a modalidade do tratamento. A UBS trocará este relatório por outro oficial da empresa de ônibus e o orientará para onde deverá ser levado para obter esta isenção municipal.
Fonte: CAADM UFSJ

O paciente renal crônico também poderá se beneficiar do passe-livre, que é a isenção da tarifa do transporte interestadual. Ele deverá enviar ao Ministério dos Transportes os seguintes documentos:
         1) cópia de algum documento de identificação;
         2) comprovante de rendimentos (se tiver);
         3) cópia dos últimos exames (uréia e creatinina, além dos demais);
         4) atestado da equipe multidisciplinar, e o
        5) requerimento. Que é um formulário específico que poderá ser encontrado na sua clínica de diálise junto ao Serviço Social ou no site do Ministério dos Transportes 

Esses documentos deverão ser enviados para o seguinte endereço:
               
                   MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
                          CAIXA POSTAL 9.600
                    CEP 70.040-976 - Brasília - DF

Lembrem-se que as despesas serão pagas pelo paciente e recomenda-se o envio desses como "carta-registrada".

PROCUREM NA PREFEITURA DA SUA CIDADE SE EXISTEM ESSES DIREITOS COMO NA CIDADE DE SÃO PAULO.

Com carinho,

Helô

19 comentários:

  1. Sou Edson lemos, moro no Rio de janeiro e faço hemodiálise na clínica CDR no taquara em Jacarepaguá há quase 9 anos. temos diversas associações de pacientes, porém seus efeitos são discutíveis e no mais o poder público não é claro no que diz respeito aos nossos direitos somos mal informados, entretanto o serviço propriamente dito nesta clínica é de boa qualidade. Prazer em conhecê-la e no facebook tenho amigos renasi e associações de pacientes e instituições de medicina relacionadas. Como informado por você os Direitos são de ambito estadual. Obrigado e parabéns pela iniciativa e se puder gostaria de ajudar a esclarecer e divulgar direitos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Edson!
    Como disse na minha apresentação, eu comecei a hemodiálise em 8 de maio de 2013, ou seja, fiz apenas 4 sessões.
    Eu resolvi fazer este blog para compartilhar as experiências que for aprendendo.
    Gostaria muito que você postasse aqui as tuas experiências e os direitos que o Estado e a Prefeitura do Rio de Janeiro asseguram a vocês.
    Vamos trocar conhecimentos e fazer uma corrente nacional para exigirmos uma lei federal que nos proteja.
    Um grande abraço,
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Helô. Talvez você possa me ajudar. Minha mãe tem 80 anos e precisa, desde o ano passado, fazer hemodiálise 3 vezes por semana. Ela mora em Duque de Caxias no Rio de Janeiro e vai se mudar para o bairro de Ramos. Você poderia me informar um local na zona norte do Rio, onde este serviço é gratuito?Muito obrigado. Abraços e Paz. Marcelo Ramos. marcelokaryki@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Marcelo!
    Acesse o link da Sociedade Brasileira de Nefrologia http://www.sbn.org.br/leigos/index.php?centrosNefrologia e procure a clínica de diálise mais perto de onde ela vai morar. Entre em contato com a clínica e pergunte o que é necessário para ela fazer hemodiálise lá. Boa sorte!
    Abraço, Heloisa Junqueira

    ResponderExcluir
  5. bom dia, sou aluna da faculdade Redentor, do Curso de Arquitetura, estou no 9º período e preciso de informações sobre quantidades de pessoas que fazem hemódiálise no estado do rio de janeiro. Voce pode me ajudar?? não consigo esta informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani!
      Infelizmente eu não sei esta informação. Mas eu te sugiro entrar no site da SBN (Sociedade Brasileira de Nefrologia) e procurar por esta informação.
      Abraço, Helô

      Excluir
  6. Boa noite Heloísa tudo bem? Sou de São Paulo meu pai faz Hemodialize aqui 3 vezes por semana ele tem 74 anos 2 anos e meio conseguir a perua do atende como ele anda felizmente.. Infelismente ele perdeu essa condução nos dias da hemodiálise ele não sai bem da clínica... Parei de trabalhar e levo fico lá esperando esse procedimento não imagino pessoas que fazem andando de ônibus isso é muito triste. Oque acha que devo fazer? Um grande abraço saúde!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Heloísa tudo bem? Sou de São Paulo meu pai faz Hemodialize aqui 3 vezes por semana ele tem 74 anos 2 anos e meio conseguir a perua do atende como ele anda felizmente.. Infelismente ele perdeu essa condução nos dias da hemodiálise ele não sai bem da clínica... Parei de trabalhar e levo fico lá esperando esse procedimento não imagino pessoas que fazem andando de ônibus isso é muito triste. Oque acha que devo fazer? Um grande abraço saúde!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Maraína!
    Eu não sei como te ajudar. O que posso te dizer é que é necessário alguém acompanhá-lo, uma vez que ele não passa bem e já tem mais de 70 anos. Se você tem que trabalhar, contrate alguém para acompanhá-lo nos dias do hemodiálise.
    Os serviços de transporte gratuito da Prefeitura de São Paulo funcionam muito bem.
    Recomendo que você converse com a assistente social da clínica que ele faz hemodiálise.
    Um forte abraço

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde meu faz hemodiálise 3 vezes por semana pega 11 da manhã e larga as 15 horas é o transporte só vai pega ele as 18 horas isso está certo mi oriente por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Você deve telefonar na Atende para ter maiores explicações.
      Abeaço

      Excluir
  10. Boa tarde minha mae faz emodiales a 6 anos e nao tem condição de fica pagando passagem ela faz tres vezes por semana e o cartao gratuito dela nao passa oque fasso aonde procuro ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      Tudo o que sei é em relação à cidade de São Paulo e está escrito no post acima.
      Boa sorte!
      Abraço, Helô

      Excluir
  11. Meu tio precisa de transporte para fazer hemodiálise ele faz no sanatorinho de carapicuiba como facopara ele conseguir transporte gratuito para leva e trazer pois ele tem sonda fica ruim para pegar ônibus

    ResponderExcluir
  12. Meu tio precisa de transporte para fazer hemodiálise ele faz no sanatorinho de carapicuiba como facopara ele conseguir transporte gratuito para leva e trazer pois ele tem sonda fica ruim para pegar ônibus

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, renho uma filha que faz hemodialise á tres anos, ultimamente ela vem tendo fortes dores abdominais, ancia de vomito e queda de pressao, durante a sessão, fiz algumas pesquisas sobre os sintomas e seus riscosa mas nao fui bem sucedido, gosaria de obter mais informação a respeito, principalmete sobre a queda de pressao durante a sessão, obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde! O melhor é você conversar com o médico dela responsável pela hemodiálise. Ninguém melhor do que o médico que é especialista em hemodiálise e acompanha a tua filha para te orientar. Abraço

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Faço hemodiálise há 8 meses gostaria de saber quais mais os direitos quem faz hemodiálise tem além do transporte gratuito?

    ResponderExcluir
  16. Minha mãe faz hemodiálise e de acordar com informações que recebemos não tem dereito ao transporte gratuito da atender porque não tem deficiência não temos condições financeiras favoráveis tem outro forma de cansegui transporte gratuito

    ResponderExcluir