sábado, 18 de maio de 2013

Minha 2ª semana de hemodiálise

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre as minhas experiências na segunda semana de hemodiálise e vou postar um vídeo sobre o que é a hemodiálise.

A semana transcorreu relativamente bem. O local, as pessoas, a máquina de hemodiálise e os procedimentos rotineiros, como: pesagem, lavagem do braço com fístula, medição da pressão arterial por diversas vezes, lanche, ter que ficar 4 horas sentada numa cadeira com apenas uma mão livre e outros, já me são familiares e não me assustam. Mas a punção da veia e da artéria ainda é um sofrimento para mim, pois a agulha é muito calibrosa e algumas vezes tem que perfurar mais de uma vez, além da agulha poder escapar da veia. Outra coisa desagradável é o alarme das máquinas de hemodiálise, que soa constantemente, sendo que normalmente não é nada. Então, a técnica de enfermagem simplesmente desativa este botão. Mas este som ainda me assusta.

As minhas sessões de 2ª e de 4ª feira foram tranquilas. Eu me distraí ouvindo música e assistindo episódios da uma série gravada no meu iPad. Já os meus oito companheiros de sala dormiam tranquilamente. Um dia chegarei neste estágio.

Porém, a minha sessão de 6ª feira foi muito ruim. Cheguei na clínica e, de pronto, presenciei uma discussão barraqueira entre a enfermeira e uma paciente grosseira. Razão incontestável da enfermeira. Um pouco desestabilizada, fui para minha cadeira e a enfermeira não conseguiu puncionar a minha veia de primeira. Então, ela deixou a agulha dentro da pele e ficou perfurando para encontrá-la. Minhas lágrimas escorriam de dor. Ao terminar a punção, comecei a diálise, mas, pouco tempo depois, a agulha saiu da veia e logo formou um inchaço. A enfermeira foi novamente puncionar a minha veia e mais dor eu senti. Ela colocou gelo para melhorar o inchaço. Pouco tempo depois, comecei a ficar enjoada e avisei a técnica de enfermagem. Ela rapidamente mediu a minha pressão e constatou que estava 10x6 (baixa para mim). Então, deitou a minha cadeira e infundiu soro na minha veia. A pressão logo normalizou, mas eu tive que ficar deitada as três horas que faltavam e não inclinada (sentada com os pés levantados) como nas sessões anteriores. Conclusão: eu não conseguia assistir a série ou ouvir música, porque não tinha destreza para manipular o iPad apenas com a mão esquerda nesta posição totalmente deitada. Acrescentando a tudo isso, eu tinha tomado vacina da gripe no dia anterior e, como reação, tive uma febrícula (37,3º) e calafrio. Foi horrível!!!

Fonte: O Jornal
Uma coisa boa aconteceu nesta fatídica sexta-feira. Eu estava na porta da clínica esperando virem me buscar, quando parou um carro e desceu um senhor muito simpático. Ele me perguntou se eu fazia hemodiálise e eu resmunguei qualquer queixa, principalmente da dor ao ser puncionada a minha veia. Ele me falou que fazia hemodiálise há 4 anos e que sempre passava uma pomada com lidocaína no local a ser puncionado. Fazia isto, uns 30 minutos antes da punção. Gentilmente, pediu a minha mão e escreveu o nome da pomada. Não satisfeito, voltou até o carro e me deu a pomada dele que estava no fim. Pessoa boa e generosa, que iluminou um pouco o meu dia tão nebuloso. 
A semana acabou e tenho certeza que a próxima será bem melhor.
A hemodiálise é um tratamento seguro e atende em torno de 91.000 pacientes em todo o Brasil.
Vale à pena assistir ao vídeo abaixo que encontra-se no site da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que nos ensina o que é diálise:



"O sonho e a esperança são dois calmantes que a natureza concede ao ser humano." (Federico I)

Com carinho,

Helô

5 comentários:

  1. Heloisa, muito bom seu blog!
    Mantenha o alto astral, tenha certeza que seu blog contribui para muita gente que começa o tratamento.
    Ao longo do tempo, você verá, o cotidiano aproxima-se do normal. Com as devidas restrições, claro.
    Algumas dicas que usamos nas clínicas: ouça audio livros, ajudam a passar o tempo e são bem interessantes; você conhece o sal de ervas? É muito saboroso e tem uma fração do sódio que existe no sal refinado.
    Gostaria também de te indicar "A saga de Valente", http://asagadevalente.blogspot.com.br, escrito pelo Paulo Cesar, de MG. Ele conta, nas postagens mais antigas, sua experiência com um câncer renal e a hemodiálise, de forma positiva e interessante.
    Boa sorte e continue com seu blog! Gostaria de pedir sua autorização para divulgar o seu blog no nosso site, para que nossos pacientes e familiares conheçam. Tudo bem?
    Precisando de alguma coisa, estamos à disposição.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Alexandre!
    Muito obrigada pelas palavras!
    Gostei muito das dicas do áudio-livros, sal de ervas e o blog do Paulo Cesar.
    Gostaria sim que você divulgasse o meu blog, pois a minha intenção é compartilhar experiências e aprendizados.
    Qual é o teu site?
    Um grande abraço,
    Helô

    ResponderExcluir
  3. Muitp bom seu blog meu marido fara a fistula, dia 23 e eu estava muito preocupada, demais que li seus posts tranquilizei.Que Deus te ilumine. Glaucia

    ResponderExcluir
  4. Glaucia, muito obrigada pelas palavras. Faço hemodiálise desde 8 de maio de 2013 e cada dia é uma experiência nova. Deste modo, vou compartilhando as minhas experiências e aprendizados. Que Deus conforte e dê forças para o teu marido. Um abraço, Heô

    ResponderExcluir
  5. Olá Heloísa! Vou iniciar a hemodiálise novamente. Sou transplantada a 21 anos e agora estou em tratamento conservador indo para a hemodiálise novamente. Adorei seu blog! O meu maior medo continua sendo a punção... a pomada resolveu para vc? Amenizou um pouco a dor? Tem pacientes que alegam não fazer efeito... um grande abraço!!

    ResponderExcluir