sábado, 11 de maio de 2013

Fístula Arteriovenosa

Olá,amigos!

Hoje vou falar sobre a minha fístula.

Em março de 2013, o nefrologista constatou a piora da minha função renal e me recomendou um médico vascular para que eu fizesse uma fístula arteriovenosa para possibilitar a hemodiálise, uma vez que esta exige uma veia calibrosa e resistente devido ao seu alto fluxo e às punções repetidas. A cirurgia tem como objetivo a junção de uma veia com uma artéria, o que faz com que a veia passe a receber o alto fluxo da artéria e comece a se desenvolver, crescendo e engrossando sua parede.

Em 19 de março de 2013, fui submetida a uma pequena cirurgia para a realização da fístula arteriovenosa. A cirurgia demorou um pouco mais de duas horas e no  mesmo dia já fui para casa.




Era necessário que ela maturasse, o que levaria de 30 a 45 dias. Os cuidados com o braço da fístula eram: não carregar peso; não dormir sobre este braço; não usar pulseira, relógio ou qualquer coisa que apertasse o local da fístula; fazer exercício apertando a bolinha (3 vezes ao dia por 10 minutos); não deixar a pressão cair.

A fístula maturada nos dá a condição inicial para uma boa hemodiálise, devido à grossura das agulhas que serão puncionadas nela para a filtragem do sangue.

Os cuidados iniciais recomendados deverão ser diários. Lembrando que, no dia da hemodiálise, não devemos fazer o exercício com a bolinha e devemos colocar gelo no local puncionado. No dia seguinte, devemos colocar compressa quente e voltar a fazer o exercício com a bolinha e tomar os demais cuidados.

Cuide bem da sua fístula!

Com carinho,

Helô

Nenhum comentário:

Postar um comentário