domingo, 12 de maio de 2013

A primeira semana de Hemodiálise

Olá, amigos!

Agora vou contar-lhes como foram o segundo e terceiro dia, além do fim de semana.

No segundo dia, 9 de maio de 2013, eu iria dialisar também por 2h30, assim como no primeiro dia. O procedimento foi igual ao descrito no primeiro. Porém, no momento que a enfermeira foi puncionar a artéria, percebeu que tinha formado um coágulo. Ela me furou, procurou a artéria e nada. Retirou a grossa agulha e junto um coágulo. Logo me perguntou se eu estava tomando AAS e eu disse que não. Ela chamou a médica, que me prescreveu a ingestão de 1 comprimido AAS todos os dias logo após o almoço para evitar a formação de coágulos. Neste momento, apesar de disfarçar a dor e a insegurança em relação ao puncionamento da minha veia, comecei a passar mal: meus ouvidos entupiram e um suor frio dominou o meu corpo. Mediram a minha pressão e ela estava 9 x 5. Fui avaliada, suspenderam os meus remédios de pressão e me liberaram sem ter feito hemodiálise. Fiquei assustada, mas me disseram que isto acontecia no começo até o corpo se adaptar.





No terceiro dia, 10 de maio, voltei ao centro de diálise. O medo com a dificuldade de puncionamento das minhas veias voltou, pois sempre enfrentei este problema por ter veias muito profundas. A enfermeira puncionou de primeira a artéria, mas precisou de três tentativas para encontrar a minha veia. Conseguiu e a diálise transcorreu sem qualquer problema. Fiz apenas 2h30 e retirei 500 ml. A minha filha gravou alguns CDs no meu iPad e eu fiquei escutando música, com um fone de ouvido enorme, e jogando. Claro que coberta por uma linda manta feita à mão pela minha falecida e querida avó Lia. O tempo passou mais rápido e eu me senti uma pessoa à toa, pois nunca fiquei esse tempo todo sem fazer nada. Foi bom!

O fim de semana foi muito bom. Dormi muito melhor e comecei a comer diariamente proteína animal no almoço e no jantar. Esta mudança na dieta tornou o meu almoço de dia das mães muito mais saboroso e prazeroso.  Ainda não sei o volume de líquido que posso ingerir diariamente, por isso tenho me controlado por conta própria.




O meu dia das mães foi muito alegre e agradável, junto com o marido, filhos e amigos queridos.

Uma coisa é certa, a alegria de viver minimiza qualquer problema...

Com carinho,

Helô

Nenhum comentário:

Postar um comentário