quinta-feira, 17 de outubro de 2013

HemoFamília #8 - Peso Seco e Prime

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre outra semana na Clínica Maldivas. Escolhi este nome, porque, se Deus quiser, farei um transplante renal e irei conhecer esta ilha paradisíaca. Os demais nomes também são fictícios e inspirados em nomes bíblicos, pois a fé passa a ser o nosso norte.

Cada episódio semanal desta série corresponde a 3 sessões de hemodiálise, mais especificamente às de 6ª, 2ª e 4ª feira. Assim, eu a publico na 4ª ou 5ª feira. Claro que isso não é uma regra, mas uma diretriz para o momento.

Os aproximados 30 pacientes que fazem hemodiálise no meu turno, mais alguns de outros turnos, mais os médicos, as enfermeiras, os técnicos de enfermagem, o pessoal da limpeza, o repositor de material, o técnico das máquinas, as recepcionistas e outros, acabam formando uma família, na qual todos acompanham os problemas uns dos outros, compartilham seus sofrimentos, torcem pela recuperação alheia, alegram-se quando alguém faz transplante e sofrem quando alguém falece. É difícil de explicar, mas a habitualidade da convivência com pessoas tão diferentes em situações bem parecidas, nos tornam familiares e isso é muito bom e confortante.


                                                                    fonte: Psiconlinebrasil


Nessa semana o foco das nossas conversas foi o peso seco. Um número exato muito difícil de se calcular com exatidão!

Conforme a definição encontrada no site da Fundação Pró-Rim, o peso seco é o seu peso ideal, com o qual você deve estar sentindo-se bem, sem inchaços, com pressão arterial normal, com exames de avaliação do pulmão e do coração normais. Este peso deve ser atingido ao término de cada sessão de hemodiálise.

Nós que fazemos hemodiálise nas 2ª, 4ª e 6ª feiras, ficamos sábado e domingo livres da máquina, mas, em compensação, toda segunda-feira é problemática em relação ao ganho de peso (líquido acumulado), principalmente porque há uma tolerância pessoal quanto ao peso a ser retirado.

O cálculo do peso seco é feito pelo médico e a tolerância quanto ao limite de líquido a ser retirado é observada pelo técnico de enfermagem, que cuida do paciente, e comunicada ao médico. Os sintomas mais comuns apresentados pelo paciente quando já atingiu o seu limite de tolerância de retirada de líquido é câimbra e hipotensão.  
                                                                                    
Os 3 fatores principais que contribuem para o nosso ganho de peso entre as sessões de HD são:
a) ingestão de líquidos,
b) ingestão de sódio,
c) volume urinário diário.

Claro que temos que lembrar sempre que o nosso peso seco varia muitas vezes durante o ano, como:
a) nos períodos de verão e inverno;
b) quando a pressão arterial sobe ou desce inexplicavelmente;
c) após uma doença infecciosa; após uma internação;
d) quando nos sentimos muito cansados no final da diálise;
e) quando diminuímos ou aumentamos a ingestão alimentar, e por motivos diversos.

Por isso, devemos sempre informar ao médico o que nos acontece dentro e fora da clínica para que ele calcule o nosso peso seco o mais próximo do exato.

Por fim, devemos ficar atentos sobre o líquido total que será retirado pela máquina, uma vez que frequentemente nós informamos ao técnico de enfermagem quanto vamos perder e quanto aguentamos perder. É claro que ele confere esse dado no controle do paciente e consulta o médico se deverá aumentar ou diminuir este volume naquele dia. Um detalhe importante é sabermos o volume do nosso "prime", que é a quantidade de líquido existente dentro do dialisador, pois este é somado ao peso que estamos acima do nosso peso seco e resulta no valor total da retirada. Assim, quando o técnico de enfermagem nos perguntar quanto nós vamos perder, você deve perguntar se ele quer saber com o "prime" (valor total) ou sem o prime (só o que ganhamos na balança). Detalhe importante, pois há uma rotatividade dos técnicos de enfermagem entre as salas de HD e ele ainda não nos conhece clinicamente. Sejamos pacientes atentos, pois o ser humano é falível!

Falo isso, também, porque logo no primeiro mês de hemodiálise fui informada de que o meu "prime" era 500 ml. e que eu poderia tirar até 1500 ml. em relação ao peso ganho, tendo como base o peso seco então estipulado. Um belo dia, eu precisei trocar de turno e de sala de HD. A técnica de enfermagem não me conhecia clinicamente e perguntou quanto eu iria perder e eu simplesmente falei o valor total, com o "prime", que seria 2,0 kg. Ela programou a máquina acrescentando o "prime", ou seja, para tirar 2500 ml., ou 2,5 kg., e eu não aguentei, tive um rápida hipotensão e desmaiei. Não tive nem câimbra, simplesmente fiquei com um forte zumbido nos ouvidos, enjoada, suei muito e desmaiei. Foi tudo muito rápido! Considero que a culpa foi só minha, pois acho que eu tinha que informar o peso a ser retirado sem o "prime".

Nesses 5 meses, eu tive 2 hipotensões mais sérias, que me fizeram desmaiar, uma, foi a relatada acima, e a outra, foi quando tentaram me tirar 2300 ml., valor total, e eu senti os mesmos sintomas acima mencionados: forte zumbido nos ouvidos, enjoo, suor e desmaiei. Posso garantir que é uma sensação nada agradável.


                                                                fonte: Willtirando

Nesta última 2ª feira, o Sr. Marcos (91 anos) chegou bem inchado e com 3 kg. acima do seu peso seco, mas ele só aguenta perder 2 kg. sem ter hipotensão e precisar tomar soro. Então, ele fica acima do peso e normaliza seu peso seco na 6ª feira.

O Lucas ganhou 1,6 kg. no final de semana. Normalmente, ele chegava 3 kg acima e tirava com facilidade. Como a pressão máxima dele ficou alta durante toda a hemodiálise, chegando a 20x8, a médica mandou aumentar o volume a ser retirado e diminuiu o peso seco dele em 1 Kg. Realmente, ele informou que tem comido muito menos.

O Sr. Mateus (73), diabético, ganhou 3,5 Kg. e conseguiu retirar todo este líquido. A pressão dele fica baixa 10x6, mas ele não tem qualquer sintoma.

Eu, conforme mencionei acima, ganhei 2 kg. e, até esta 2ª feira, eu tinha retirado no máximo 1,7 kg, sem o "prime", mas a médica mandou aumentar esta retirada para 2 kg. Fiquei 300 ml. abaixo do meu peso seco e me senti muito cansada após a diálise. Sei que tem pacientes que tiram até 4,5 kg. numa sessão, mas, por isso, que eu afirmo que cada paciente é diferente e esta diferença tem que ser respeitada em todos os sentidos, física e emocionalmente.


Foi uma boa semana!


Estamos todos lutando pela vida com muita fé e esperança, apesar das inúmeras limitações e dificuldades!


Boa semana a todos!!!


Amigos, venham embarcar comigo nesta jornada da vida real!!! Bem-vindos!!!


"O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice. Colhe, pois, a sabedoria. Armazena suavidade para o amanhã." (Leonardo da Vinci)

Com carinho,

Helô



OBS: Acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos posts com dicas, curiosidades e novidades, além de divulgar os posts que eu publico aqui no blog. É muito interessante!!! (https://www.facebook.com/BlogHemodiario)


12 comentários:

  1. obrigado pelos bons conselhos a quem agora começou na dialise e agora aprendeu a lidar com oseu peso seco. São estas trocas de informações que nos ajudam a minorar as nossas deficiências, bem haja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras e boa sorte neste tratamento complexo e vital! Abraço, Helô

      Excluir
  2. Meu pai tbm dialisa a mais de 3 anos e sempre q o medico mexe no peso ele fica mal, enjoado vomitando, pressao alta e muita dor de cabeça. Fico tao preocupada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebeca!
      O cálculo do peso seco é delicado. Por isso nós temos que sempre avisar o médico de onde fazemos hemodiálise sobre um abuso na alimentação ou uma inapetência. Qualquer pessoa passa por isso e engorda ou emagrece. Mas no nosso caso, o nosso peso seco tem que ser alterado para a nossa pressão arterial ficar controlada e nós ficarmos nos sentindo o melhor possível.
      Fiquem sempre alertas e informem o médico qualquer alteração alimentar.
      Um forte abraço, Helô

      Excluir
  3. Olá,Bom dia....Me chamo Fabricio e faço hemodiálise tb aqui na Bahia...muito esclarecedor seu blog...parabéns precisamos de muitas informações a esse respeito .
    Obrigado,,abraços.

    ResponderExcluir
  4. Olá,boa noite mim chamo Carla ,só mãe de uma jovem de 13 anos e gostaria de mas informa sobre o peso seco , porque as vezes ela passa mal,e tem apenas 4 meses que ela faz Hemodiálise no hospital do rim em Aracaju.venho aqui pede sua ajuda .

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,só mãe de uma jovem de 13 anos ,e tem apenas 4 meses que faz Hemodiálise e eu gostaria de saber sobre o peso seco,prime , alimentação e quantidade de líquido.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, Carla!
    O peso seco é o peso calculado pelos médicos que a tua filha teria se os rins funcionassem e eliminassem todo o líquido em excesso. Assim, os médicos tem vários critérios para calculá-lo, como: a análise visual se há inchaço, a pressão arterial, a dificuldade de respirar e outros. Mesmo calculando o peso seco, há um limite maximo que pode ser retirado em cada sessão e o limite que cada paciente aguenta. Assim, para evitar passar mal, a tua filha deverá ingerir no máximo 500 ml de líquido por dia mais a quantidade que ela urina.
    É fundamental que a tua filha cumpra a dieta e a restrição de líquido para não passar mal nas sessões de hemodiálise.
    Abraço, Helô

    ResponderExcluir
  7. Complementando, o prime também é calculado pelos médicos da clínica e refere-se a quantidade de líquido que é ingerido por ela na sessão de hemodiálise mais o que for introduzido pela técnica para ligá-la e desligá-la da máquina.
    A quantidade de líquido que pode ser ingerido é, em regra, 500 ml por dia, incluindo café, leite, gelatina, refrigerante, suco, sorvete e outos MAIS a quantidade que ela urina. Assim, você pode comprar um copo medida, deixar ao lado do vaso sanitário e ela urinar nele, anotar e desprezar a urina para saber a quantidade que ela urinou naquele dia.
    A alimentação é muito individualizada é prescrita pelo nutricionista ou médico da clínica.
    Abraço, Helô

    ResponderExcluir
  8. Eu faço hemodiálise 6 anos e agora mudaram o prime, estão colocando 600ml de soro em mim, e depois disso não estou aguentando mais, antes eles colocavam 300ml de soro, agora quando eu saio da máquina de hemodiálise acelera meu coração me dá tontura, me dá sonolência na saída e não consigo ir embora da clínica...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Espero que logo você se sinta melhor.
      Abraço, Helô

      Excluir
  9. Legal ver um blog onde alguém relata essas coisas . TB faço hemodiálise a 8 meses.

    ResponderExcluir