quarta-feira, 9 de outubro de 2013

HemoFamília #7 - Amizade

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre outra semana na Clínica Maldivas. Escolhi este nome, porque, se Deus quiser, farei um transplante renal e irei conhecer esta ilha paradisíaca. Os demais nomes também são fictícios e inspirados em nomes bíblicos, pois a fé passa a ser o nosso norte.

Cada episódio semanal desta série corresponde a 3 sessões de hemodiálise, mais especificamente às de 6ª, 2ª e 4ª feira. Assim, eu a publico na 4ª ou 5ª feira. Claro que isso não é uma regra, mas uma diretriz para o momento.

Os aproximados 30 pacientes que fazem hemodiálise no meu turno, mais alguns de outros turnos, mais médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, o pessoal da limpeza, o repositor de material, o técnico das máquinas, as recepcionistas e outros, acabam formando uma família, na qual todos acompanham os problemas uns dos outros, compartilham seus sofrimentos, torcem pela recuperação alheia, alegram-se quando alguém faz transplante e sofrem quando alguém falece. É difícil de explicar, mas a habitualidade da convivência com pessoas tão diferentes em situações bem parecidas, nos tornam familiares e isso é muito bom e confortante.


                                                                      fonte: amigaparasempre                         


A semana começou com a coleta de sangue. Fica sempre a expectativa para sabermos do resultado, principalmente em relação ao fósforo, potássio e ferro, e assim, se necessário for, adaptarmos a nossa alimentação e os médicos adequarem os nossos medicamentos. Alimentação, ingestão de líquidos e medicação adequada junto com o tratamento da HD nos garante uma boa qualidade de vida!  

A clínica disponibilizou um local para um bazar com objetos bem variados. Neste, os familiares dos pacientes expõem e vendem os seus produtos a um preço bem razoável. Muito bom!

Um assunto que veio a baila foi o percentual do PAINEL. O meu é alto (87%), apesar de eu não ter recebido transfusão sanguínea, nem ter sido transplantada e nem ter tido uma gravidez cujo o filho tivesse uma tipagem sanguínea diferente da minha. Mas é certo que algo me sensibilizou. Já o do meu amigo Lucas , o percentual dele é baixo (17%), apesar dele ter sido transplantado anteriormente. Este percentual vem anotado no nosso RGCT (Registro Geral da Central de Transplantes) e indica a percentagem de anticorpos reativos (PAINEL) ou, em inglês, PRA = Panel Reactive Antibody. Este representa a quantidade de anticorpos contra HLA presente no soro do paciente. Os indivíduos podem ser sensibilizados aos antígenos leucocitários humanos (HLA – Human Leukocyte Antigens) durante a gravidez ou por transfusões sanguíneas ou, ainda, por um prévio transplante de órgão. Quanto mais alto este percentual, menor o número de doadores compatíveis. Logo, as chances de um transplante são menores. Mas, a notícia boa é a existência de um tratamento que pode reduzir este percentual. Este tratamento é pago pelo SUS e aplicado durante a hemodiálise. Na minha clínica, este tratamento é feito há algum tempo, mas, por enquanto, o meu nefrologista não quer que eu faça. Tenho que seguir as orientações de quem confio!!!

Dos quatro pacientes da minha sala, o Sr. Mateus (73) ficou com a pressão mais baixa durante a hemodiálise (8x4), mas sem sintomas. Mesmo assim, ele recebeu alguns ml. de soro. O Sr. Marcos (91) também ficou com a pressão baixa (9x5) e também recebeu soro, principalmente depois do lanche. A minha pressão oscilou, teve dia que ela ficou normal e outro que ela ficou baixa (10 x 5,5), mas eu não precisei tomar soro, simplesmente deito bem a cadeira e levanto os pés. Já a pressão do Lucas (67) ficou alta, chegando a 20x8. A retirada de líquido dele foi aumentada. Ele teve dor de cabeça, então tomou Dipirona e, no final da HD, quando a pressão alta persistiu, ele tomou um remédio para abaixar a pressão por via oral.

O dia da semana mais problemático é segunda-feira. Como ficamos dois dias sem fazer HD, o ganho de peso é maior e, via de consequência, a retirada de líquido também é maior. Todos nós temos um limite de perda que aguentamos sem ter cãibra e hipotensão, mas muitas vezes este limite de perda não corresponde ao nosso ganho e levamos um pouco de peso pra casa. Por isso que eu digo que a alimentação e a ingestão de líquido é fundamental e só depende de nós. Temos que nos lembrar sempre que não temos um funcionamento renal normal, apesar de termos uma boa qualidade de vida com o tratamento da hemodiálise, e temos que nos policiar sempre em relação à alimentação e a ingestão de líquidos. O nosso coração agradece!!!

Gosto sempre de lembrar como os nossos amigos são importantes sempre, mas especialmente nessas fases da vida que estamos mais vulneráveis. Nesta semana gelada, apesar de ser primavera, quero agradecer o lindo xale (foto abaixo), que recebi de uma queridíssima amiga de infância, Carminha, o qual me aquece durante a HD. Agradeço, ainda, a minha persistente e adorada amiga Malú, que não se esquece de mim um só dia. Agradeço, também, a incansável e frequente companhia da minha tão queridíssima amiga de infância, Lucinha, a qual me leva ao teatro, cinema, Fazenda, me dá carona, me leva e busca na hemodiálise quando necessário, além de me telefonar sempre. Meu marido constantemente viaja e os meus filhos trabalham e tem muitas atividades, além disso, não tenho mais pai, mãe, avó e avô, então as minhas amigas não me deixam sozinha. Obrigada, obrigada mesmo, amo vocês!!!


Helô Junqueira - 2013
                                                            

Não posso deixar de mencionar e agradecer as diversas visitas, telefonemas, mensagens, orações, medalhas, água benta que tenho recebido. Agradeço especialmente a generosidade do meu irmão Hugo, que tentou insistentemente me doar o seu rim, mas infelizmente não foi possível. É muito bom, muito bom mesmo receber tanto carinho!

Voltando à clínica, eu e o Lucas conversamos muito durante a sessão de HD e damos risadas de cenas e situações do nosso cotidiano. A técnica de enfermagem Ana, que fica na nossa sala até às 14h20, é muito alegre, agradável e bem-humorada, sendo nossa cúmplice nesses comentários leves e divertidos. O clima da minha sala é ótimo!


Foi uma boa semana!


Estamos todos lutando pela vida com muita fé e esperança, apesar das inúmeras limitações e dificuldades!


Boa semana a todos!!!


Amigos, venham embarcar comigo nesta jornada da vida real!!! Bem-vindos!!!


"Seja cortês com todos, mas íntimo de poucos, e deixe estes poucos serem bem testados antes que você dê a eles a sua confiança. A verdadeira amizade é uma planta de crescimento lento, e deve experimentar e resistir os choques das adversidades antes de receber o nome de amizade." (George Washington)


Com carinho,

Helô


OBS:  #bloghemodiário: acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos post com dicas, curiosidades e novidades. É muito interessante!!! 

Um comentário:

  1. Como é bom ter amigos!!
    Amo você!! Força e fé, sempre!!

    ResponderExcluir