terça-feira, 2 de julho de 2013

Hipotensão assustadora

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre as minhas sensações na hipotensão ocorrida durante a hemodiálise de 1º de julho de 2013.

Eu não sei até que ponto o emocional afeta a pressão. Só sei que eu estava muito triste pelo falecimento da minha querida sogra, Marita, no domingo, 30 de junho de 2013. Ela foi uma pessoa muito especial e querida na minha vida. Sempre muito franca, justa e corajosa, defendia aqueles que tinham o seu apreço com unhas e dentes. Sou eternamente grata por tudo que ela fez por mim e, apesar dela estar doente e já ter 80 anos, o sentimento de sua perda está muito dolorido. Vá em paz, Dona Marita, e leve contigo um pedacinho do meu coração!!!


                                                             fonte: blog do bruno leandro

Eu faço hemodiálise nas 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 11h30 às 15h30 e, como a minha querida sogra faleceu no domingo, por volta das 16h. em Lins, interior de São Paulo, e distante 440 km. de onde eu moro, na cidade de São Paulo, a minha médica não deixou eu ir no enterro, que seria na 2ª feira, às 15h., e deixar de fazer hemodiálise por 3 dias consecutivos. Claro que eu acatei a recomendação, mas, sinceramente, gostaria de ter ido e ficado ao lado do meu marido e filhos, além de ter despedido da minha sogra com muito carinho.

No domingo mesmo, após a saída dos meus filhos rumo a Lins, a minha amiga de sempre, Lucinha. veio me buscar para assistir o final da Copa das Confederações em sua casa, jantarmos juntas e depois ela iria dormir comigo.

No dia seguinte, 2ª feira, às10h40, a Lucinha me levou à Clínica para fazer hemodiálise.

Cheguei na Clínica e fui direto para minha cadeira. O dia estava chuvoso e muito frio. Eu me pesei e tinha ganho 2,700 kg. em líquido no final de semana. Então, a médica prescreveu que eu tirasse 3 kg., sendo 2,5kg referente ao meu volume de líquido e 500 ml referente ao lanche e soro administrado durante a hemodiálise. O maior volume de líquido que eu tinha retirado até então foi 2,4 kg.

A hemodiálise transcorreu normalmente até os 10 minutos finais, quando comecei a ficar enjoada. Imediatamente, chamei a técnica de enfermagem, Alessandra, que veio rapidamente. Nesses segundos seguintes, eu fiquei surda, comecei a transpirar muito e desmaiei. Segundos depois, eu acordei com a cabeça pesada e me sentindo muito fraca. Fui informada que tive uma queda de pressão brusca, decorrente do excesso de líquido retirado. O meu corpo não aguentou retirar tanto líquido em tão pouco tempo.

A técnica Alessandra foi rápida, eficiente e calma. Ela ainda brincou: - Dona Helô, onde a senhora foi?. Eu respondi - Fui ao enterro da minha querida sogra. O enterro estava ocorrendo naquele mesmo momento. Brincadeiras à parte, levei um grande susto e estou com medo de que futuras hipotensões venham a ocorrer durante às sessões de hemodiálise e eu não seja prontamente socorrida.

A minha amiga de sempre, Lucinha, foi me buscar na Clínica, conforme ela tinha se prontificado, e ficou assustada com o meu relato e, especialmente, pelo fato de eu ter saído sozinha da Clínica. O procedimento da Clínica é este e tenho que aceitar. Estou sem forças para ficar lutando por algumas melhoras!


                                                                            fonte: o encanto da vida


Nesse mesmo dia, eu fiquei um pouco atordoada, a cabeça pesada e um leve enjoo. A Lucinha telefonou para o meu médico particular, Dr. Estevan (nefrologista). Ele pediu que nós medíssimos a minha pressão (12x8) e falou que foi o excesso de líquido retirado o causador desta hipotensão e que nós poderíamos dormir tranquilas. E assim se sucedeu, tive uma noite tranquila e acordei recuperada.
  
Normalmente, durante as sessões de hemodiálise, o que mais observo nos demais pacientes são as queixas de câimbra e dor de cabeça. Aprendi que esses sintomas indicam que a retirada de líquido não está sendo suportada por aquele paciente. Mas, no meu caso, não tive esses sintomas que servem como alerta e sim um rápido enjoo que levou a uma queda de pressão brusca e me fez desmaiar.

Isso serve de alerta a todos que devemos nos conhecer sempre para evitarmos maiores problemas. A partir de agora, eu sei que o meu organismo não suporta retirar 3 litros em 4 horas.

Nesse post tenho que agradecer a 2 pessoas. Primeiramente, à técnica de enfermagem Alessandra, que fica sozinha na minha sala, cuidando de 4 pacientes e que enfrenta sozinha as dificuldades da retirada dos pacientes das máquinas, por ter agido prontamente, mesmo de que no momento que a chamei ela estava retirando outro paciente da máquina, e ter revertido o meu quadro de hipotensão brusca. Em segundo lugar, a minha amiga de sempre Lucinha, que ficou comigo nesses 3 dias em que o meu marido e os meus filhos tinham viajado para o enterro da minha querida sogra Marita. Muito obrigada!

"A ação é uma grande restauradora e construtora da confiança. A inatividade não só é o resultado, mas a causa do medo. Talvez a ação que você tome tenha êxito; talvez uma ação diferente ou ajustes terão de ser feitos. Mas qualquer ação é melhor que nenhuma." (Norman Vincent Peale)

Com carinho,
Helô 

Nenhum comentário:

Postar um comentário