terça-feira, 9 de julho de 2013

Dicas de como enfrentar com leveza a hemodiálise

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes de como enfrentar com mais leveza as difíceis sessões de hemodiálise.

Em primeiro lugar, visite a clínica indicada pelo teu médico e familiarize-se com ela, perguntando sobre o seu horário de funcionamento, o procedimento da diálise (local da pesagem, da lavagem da fístula, local da sua máquina, tempo de duração, presença de acompanhante, horário e tipo do lanche etc.), a presença de uma equipe multidisciplinar e a disponibilidade do seu horário de atendimento e outros detalhes de seu interesse.

Em segundo lugar, faça um kit para hemodiálise que te ajudará a passar com suavidade as longas horas que lá permanecerá. Eu levo uma sacola e dentro delas os seguintes itens: necessaire com dinheiro, documento, pomada, chave de casa, pente, batom, remédios e outras necessidades pessoais; um tablet, onde eu gravei séries de televisão, audio-livros, músicas diversas, além de usá-lo para acessar as redes sociais e jogos; um fone de ouvido para não incomodar os outros pacientes; uma manta (a sala é fria por causa das máquinas), um guarda-chuva e um telefone celular.


máquina, cadeira e kit hemodiálise da Helô Junqueira em 2014 
                                                          
Conhecendo a rotina da clínica e levando um kit para hemodiálise, você deverá preparar o teu braço da fístula. Há duas pomadas (Dermomax ou Emla) que poderão ser passadas no local onde as nossas veias serão puncionadas para diminuir a dor da punção. Recomenda-se passá-las 1 hora antes da punção. Não se esqueça de perguntar ao seu médico sobre a possibilidade de você poder usar uma dessas pomadas.

Ainda em relação à fístula, cuide bem dela e do braço onde ela foi feita. No dia da hemodiálise, logo após a sessão, faça compressa com gelo por, pelo menos, 2 vezes durante meia hora cada, no local das punções. No dia seguinte, coloque bolsa de água morna no local das punções por meia hora e faça exercícios com a bolinha várias vezes ao dia, sendo que cada série  deverá ser de 20 minutos.

Preserve o braço da fístula, tomando os seguintes cuidados: não pegue peso; não coloque relógio e nem pulseira; não deixe medir pressão e nem coletar sangue neste braço; não use blusa com punho apertado; não carregue a bolsa neste braço; enfim, poupe este braço de qualquer esforço e a fístula durará mais tempo.

Na sala de hemodiálise, você deve conhecer e observar o comportamento dos seus companheiros de sala, verificando a idade, o tempo de hemodiálise, as preferências durante as sessões (dormir, conversar, assistir TV...) e assim você poderá se comportar de acordo com o grupo.

Depois de conhecer os seus companheiros de sala de hemodiálise, procure conhecer você mesmo e identificar o que pretende fazer nessas 4 horas. Assim, dependendo da sua pretensão, você pode pedir para ficar em uma cadeira ou em outra, evitando sempre incomodar os demais. A educação durante as sessões torna o ambiente mais agradável e minimiza as diferenças e os anseios.


                                                                 fonte: recado face

É bom lembrar que o ganho excessivo de peso, decorrente do consumo de líquido acima do recomendado (geralmente recomenda-se 500ml + volume de urina), exige que o volume a ser retirado pela máquina seja alto, o que poderá causar ao paciente: câimbras, dor de cabeça e queda da pressão, além de forçar demais o coração.

Controle muito bem a tua pressão, pois a sua queda brusca pode ter como consequência a perda da fístula.

Faça exercício regularmente, com moderação e respeitando o teu limite. Pergunte ao teu médico o tipo de exercício que deverá fazer e o tempo.

Enfim, organize bem a tua agenda e concentre os teus compromissos mais importantes para o dia seguinte da hemodiálise, porque a tua disposição será muito melhor que logo após a sessão.


"Para aqueles que são fortes, os desafios são a própria razão da existência. Enfrentá-los não significa lutar contra a vida, mas sim aprender com ela. Basta ter coragem para dar o primeiro passo, e tudo irá conspirar a seu favor. O mundo está precisando de pessoas que encarem as situações e façam logo o que precisar ser feito."(Brahma Kumaris)


Vamos enfrentar essa nova fase com coragem e dignidade, sempre nos lembrando de agradecer a existência deste tratamento que nos garante viver por muito mais tempo!!!


Com carinho,

Helô

20 comentários:

  1. É isso aí, Helô, otimismo e gratidão, porque hoje existe novos caminhos,me pessoas como você, que nos encorajam a trilhar com mais confiança, menos ansiedade e mais ânimo essa jornada. Que Deus ilumine seu caminho, como faz com o nosso, e que em breve, consiga realizar seu sonho. Beijo

    ResponderExcluir
  2. A coragem e o otimismo em primeiro lugar. Agora vamos enfrentar a dureza e transformar em beleza.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo exemplo de vida e perseverança sempre, que Deus te abençoe, amém!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo exemplo de vida e perseverança sempre, que Deus te abençoe, amém!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Helô..td bem?
    Meu nome é Adriana,e ainda vou colocar a fístula para iniciar...
    Estou com muito medo, pois tudo pra mim é novo....assustada....tenho conversado com uma prima que é transplantada a 5 anos e isso tem me ajudado....
    Obrigada beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, faço diálise desde 18 de janeiro 2017, nos primeiros dias foi muito difícil, mas hoje já consigo entender que diálise é vida, estou aguardando o resultado do exame de compatibilidade que fiz com minha irmã tem muito fe em Deus que vai dar certo. Quero deixar aqui uma mensagem para quem está iniciando muita força, isso não é o fim e sim uma nova possibilidade para uma quantidade de vida melhor Deus abençoe a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo!
      Espere que você seja compatível com a tua iirmã.
      Boa sorte!
      Abeaço, Helô

      Excluir
  7. Boa noite pessoal. Esse ano minha vida mudou radicalmente. Descobri que era renal crônico estágio 5 foi um choque no primeiro momento. Ao decorrer do tratamento vi que poderia viver com um certa dificuldade pois ficaria preso a uma máquina 3x por semana. Resolvi levantar a cabeça e enfrentar sem medo. Comecei a hemodiálise a 3 dias e notei que já estava a tanto tempo doente que não diferenciava mais o bom e o ruim. Hoje me sinto com vida. E venho relatar a vocês tudo que está escrito acima e verdadeiro e deve ser praticado. Os bons momentos da vida não podem serem apagados por uma doença. Viva sorrindo pois só assim vc vai conseguir reduzir o impacto provocado. Boa sorte a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alex!
      É isso aí! Vamos agradecer sempre podermos estar vivos e enfrentrar da melhor maneira possível as adversidades que encontramos na vida.
      Boa sorte!
      Um grande abraço, Helô

      Excluir
  8. FAÇO HEMODIÁLISE A UM ANO TODO DIA 2 HORAS E MEIA.
    ATÉ HOJE NUMCA PASSEI MAU.
    SÓ TER QUE AGUENTAR 10 FUROS POR SEMANA E DURO.
    MAIS ISSO ME DA UMA VIDA NORMAL.
    GRAÇA A DEUS EXISTE ESSA MÁQUINA..
    HENRIQUE. SP
    WATTSZAP 11 9691 47374...

    ResponderExcluir
  9. Ola amigos , fiz dialise peritonial por 03 anos a 03 meses faço HD , todo começo toda novidade sempre é difícil para todos , porem quando aceitamos o que vem em nossa vida , e sabemos que todas as coisas cooperam para aqueles que amam o Senhor , tudo flui de maneira mais harmoniosa . Quando temos muito tempo de relutância ( pouco é ate compreensivo ) tudo vais ficando complicado , tudo vai dando errado com a gente , ate a maquina pode parar ,,,,,,descanse saiba que tudo passa . Confie que Bem Aventurados aqueles que esperam no Senhor .
    Que o Senhor abençoe sua Vida e seu tratamento.
    Kleber de Uberlandia MG

    ResponderExcluir
  10. Olá gente. Encontrei este blog e achei legal, queria sempre encontrar uma coisa dessa que me motiva. Estou fazendo hemodiálise já a dois anos, descobri minha doença renal na fase final, foi muito difícil para mim, confesso que até hoje não me acostumo. Mais tento levar a minha vida da melhor Maneira possível.espero que um dia consigo um transplante renal e poder voltar para meu país. Vim para Brasil por intercâmbio de estudo, assim que eu terminar a Faculdade, dois meses depois descobri a doença renal. Foi um choque, longe da minha terra e das minhas famílias. Não está sendo fácil, dependendo de aparelho por resto da vida. Mas estou tentando levar a vida e ao mesmo tempo agradecer a Deus pelo Don da vida. Um abraço a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisca!
      É isso aí! Enfrente as sessões de hemodiálise com leveza, firça, fé e esperança em fazer um transplante.
      Abraço, Helô

      Excluir
  11. Olá pessoal,eu descobrir a perda das funções renais em julho de 2014,fiquei no tratamento conservador até outubro de 2017,confesso que piorei o meu quadro por negligência da minha parte,eu não tomava os remédios certos e não fazia restrições na alimentação,até que em outubro não tomei nenhuma remédio eu estava insatisfeita com a minha dependência de remédios,e não tive uma atitude inteligente,fazendo isso.Entao foi tdo muito rápido,comecei a perder bastante peso,sentir cansaço excessivo,perda de apetite,e fortes dores no abdômen,então fui a uma consulta médica e fui informada que deveria fazer a diálise de emergência ,eu levei um susto,chorei muito,eu não sabia q já seria naquele dia,não estava preparada,eu fui p casa desolada,eu não sabia o que fazer ,parecia ter sido o fim p mim.Entao parei ,pensei,pedir muita força a Deus e Ele veio ao meu socorro,estou agindo naturalmente ,pois sei que a diálise é para o meu bem.Estou a pouco tempo ,apenas 2 meses,ja entrei na fila de transplante,pois minha mae e irmao nao sao compativeis.Eu escrever muito ,mas acredito que existam pessoas que pensam na possibilidade de ter a atitude que tive ao ser negligente com o tratamento,então que o meu relato sirva de exemplo,para que vcs não cometam esse absurdo.Estou confiante é crendo em Deus que logo logo ,serei transplantada.E desejo a vcs que passam por isso ,toda força e confiança em Deus que vai dar tudo certo .

    ResponderExcluir
  12. Também estou fazendo hemodiálise a 3 meses estou me sentindo muito bem graças a Deus bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá boa noite comecei a fazer hemodiálise a uma semana tenho pavor das agulhas pois doi muito mas li o nome das pomadas se Deus quiser vai me ajudar muito. Mas estou sempre sorrindo não vou desistir porquê Deus é amor e não quer me ver sofrer.

    ResponderExcluir
  14. Olá boa noite comecei a fazer hemodiálise a uma semana tenho pavor das agulhas pois doi muito mas li o nome das pomadas se Deus quiser vai me ajudar muito. Mas estou sempre sorrindo não vou desistir porquê Deus é amor e não quer me ver sofrer.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada por compartilhar sua experiência

    ResponderExcluir