quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Aedes Aegypti - Zika Vírus - Chikungunya

Olá, amigos!

Este post visa alertar a todos como identificar os sintomas das graves doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, que são: Dengue, Zika e Chikungunya. Aproveito também para informar-lhes quais são os maiores criadouros deste mosquito, além da foto do mosquito.


                         



                           


Segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os principais criadouros do mosquito são os grandes reservatórios de água, mas não se pode descuidar dos pequenos reservatórios.

"Quais os principais criadouros do Aedes aegypti?
Em pesquisas de campo realizadas recentemente, verificamos que os grandes reservatórios, como caixas d’água, galões e tonéis, são os criadouros mais produtivos do Aedes aegypti. Isso não significa que a população possa descuidar da atenção a pequenos reservatórios, como vasos de plantas, que comprovadamente atuam como criadouros. O alerta é para que os cuidados com os reservatórios de maior porte sejam redobrados, pois é neles que o mosquito seguramente encontra condições para se desenvolver de ovo a adulto. Em alguns bairos suburbanos, estes grandes criadouros produzem quase 70% do total de mosquitos adultos, ou seja, que podem nos picar e transmitir o vírus da dengue."

  
      Mais comum em áreas urbanas, o mosquito transmissor da dengue vive perto do homem e pica sobretudo ao amanhecer e ao entardecer
    
    
Grandes reservatórios, como caixas d'águas e tonéis, são os criadouros preferidos do mosquito. Pequenos recipientes,  porém, como vasos de planta, também exigem cuidado. Acima, imagem de um criadouro com larvas.
     



Vamos ficar atentos para eliminar os possíveis criadouros deste mosquito e para identificar os sintomas das graves doenças causadas por ele.



Com carinho,
Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

OBS2: Venham participar do grupo HEMODIÁRIO na Facebook!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário