quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Doente renal crônico

Eu nasci com rins policísticos, que é uma doença genética e hereditária. Mas sou uma doente renal crônica desde que os meus rins foram diminuindo a sua função, em janeiro de 2010, devido o aumento dos meus cistos. Eu tinha 48 anos. Comecei a me sentir cansada, enjoada e desanimada. O meu hemograma apresentou uma forte anemia (hemoglobina de 8,9 - normal de 12,0 até 16,0 g/dL), creatinina alta (3,1 - normal de 0,5 até 1,10 mg/dL) e ureia também alta (145 - normal de 15 até 50 mg/dL). Procurei um nefrologista e iniciei uma verdadeira batalha para melhorar essas taxas. Fiz dieta conservadora (basicamente hipoproteica) e tomei muitos medicamentos. Continuava a trabalhar e a acompanhar o meu marido e filhos em viagens e vida social. Era muito difícil, devido ao meu constante mal estar, mas eu me esforçava e levava uma vida praticamente normal. 


                            
      

Em fevereiro de 2013, a minha creatinina atingiu um valor próximo a 8,0 (normal é de 0,5 até 1,10 mg/dL) e o meu clearance (urina 24 horas) mostrou que a minha função renal estava abaixo de 15%. O meu nefrologista disse que era a hora de iniciar a hemodiálise. Fiz uma fístula arterio-venosa (FAV) e, após 45 dias, iniciei o tratamento de hemodiálise em 8 de maio de 2013. Passei a ter outras restrições alimentares e líquidas, além de ter que comparecer na clínica todas as 2ª, 4ª e 6ª feiras para sessões que duram 4 horas, mas parei de ficar enjoada e me sentia melhor. O coração é muito exigido nas sessões de hemodiálise, por isso tenho que fazer atividade física com moderação. Eu só não me sinto bem quando tenho que subir mais de um lance de escada e por isso eu evito. 

Após 2 anos e 8 meses, eu me sinto bem (não como uma pessoa sadia da minha idade) e faço quase tudo. No ano de 2015, eu fui convidada para vários casamentos (7 ou 8), sendo alguns deles fora de São Paulo, como em Goiânia e em Belo Horizonte, e fui em TODOS. Claro que era muito esforço, mas, além de eu me sentir lisonjeada por ter sido convidada e querer participar deste momento tão importante, eu fazia um ritual de preparação. Quando tinha que viajar, eu viajava na véspera e repousava no dia, assim eu aguentava até o final da festa. Quando era em São Paulo, eu não saía na véspera à noite e repousava no dia do casamento. Deu tudo certo!

O meu bom humor, a minha gratidão por estar viva, a minha fé e a minha alegria me motivam a viver intensamente cada dia. Claro que a minha maior força motivadora é a minha dedicada família e os meus queridos amigos.


    
  

Obrigada a todos e por tudo!!!

"Cada dia que amanhece assemelha-se a uma página em branco, na qual gravamos os nossos pensamentos, ações e atitudes. Na essência, cada dia é a preparação de nosso próprio amanhã. " (Chico Xavier)

Com carinho,
Helô 

OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!


3 comentários:

  1. Oi bom dia obrigada por suas publicações tenho uma filha de 12 anos portadora de rim policistico fase infantil ela começou a fazer hemodiálise em outubro de 2015 mas graças a Deus está passando bem nas sessões de hemodiálise. Parabéns ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Angélica! Obrigada pelo elogio! É muito bom saber que ela está passando bem, assim como eu, mas desejo que a tua filha faça um transplante o mais rápido possível! Beijos, Helô

    ResponderExcluir
  3. Adorei o teu blog! Obrigada pelas publicações! São muito esclarecedoras.

    ResponderExcluir