terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Lidando com os sentimentos

Este post é baseado num folder distribuído na minha clínica de diálise, que pertence a NephroCare.

Não foi fácil compreender que nós precisávamos de um tratamento para o resto da vida, seja a diálise ou o transplante. Mas neste post vou falar apenas da diálise.

Depender da diálise significou mudar a minha rotina, restringir líquidos e alimentos, limitar um pouco a minha liberdade e, para alguns, perder oportunidades de trabalho e na vida social.

Essa situação pode gerar sentimentos de insegurança, medo, negação, culpa e raiva, diminuindo a autoestima e aumentando a resistência para seguir em frente e conviver com o tratamento de uma forma construtiva.

É importante que você saiba que esses sentimentos são normais e fazem parte do processo de adaptação à uma nova realidade. É preciso saber lidar com os sentimentos para conviver melhor com a sua doença, de forma a ajudar o seu tratamento.


    

Além do prejuízo psicológico, os sentimentos negativos e depressivos podem prejudicar consideravelmente a sua saúde física. Quando estamos muito tristes, a imunidade do nosso organismo tende a baixar e ficamos expostos para que outras doenças se instalem. Por isso, é extremamente importante também cuidar da "alma".

Quando estamos fragilizados por problemas, não conseguimos enxergar soluções. Conversar sobre as tristezas, angústias e medos pode ajudar mais do que você imagina. Para isso, você poderá contar com o apoio de toda a equipe multidisciplinar, mas em especial, procure o psicólogo de sua clínica.

O psicólogo é o profissional preparado para te ouvir e te ajudar a lidar com os seus conflitos, anseios e medos. Ele está preparado para te acolher e te oferecer a oportunidade de expressar emoções, o que pode ajudar em uma convivência melhor com o seu tratamento e sua nova rotina. Além disso, ele também poderá avaliar se há necessidade de avaliação médica para o uso de medicamentos que te ajudem a enfrentar esta fase.


     

Além do auxílio de um profissional especializado, você pode também conversar sobre seus sentimentos com familiares e amigos e trocar experiências com outros pacientes, pois isso poderá fazer com que você se sinta mais forte emocionalmente. Afinal, conviver com a diálise de modo positivo é possível e necessário.

Eu faço hemodiálise desde 8 de maio de 2013. Desde então eu fiz este blog, que também conta com uma página no Facebook e no Instagram, e neles compartilho meus aprendizados e experiências, além de responder inúmeras perguntas, através do Messenger, dos interessados no tratamento da hemodiálise. É muito gratificante!!! 

Caso você tenha alguma dúvida sobre o tratamento de hemodiálise, você poderá me encontrar no Messenger do Facebook do Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) ou no e-mail heloisa.junqueira@terra.com.br. Caso eu não saiba responder, eu perguntarei para os nefrologistas da minha clínica e darei a resposta.



"Não fiqueis tristes, porque a alegria será a vossa força." (Neemias 8, 1-4a.5-6.7b-12)



Com carinho,
Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário