quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Alimentação saudável em diálise

Olá, amigos!

Vou compartilhar com vocês as dicas sobre alimentação saudável recebidas da minha clínica, que pertence ao grupo NephroCare.

Embora os pacientes com doença renal crônica tenham necessidades nutricionais especiais, isso não significa que não possam desfrutar do prazer de uma boa comida.




Entenda a importância e inclua as 5 Rotinas Básicas da Boa Alimentação no seu dia a dia, que são mudanças essenciais na alimentação do paciente em diálise e tornarão mais fácil sua convivência com o tratamento, além de ajudar a desfrutar ainda mais a sua vida.

Essas 5 sugestões nutricionais também são uma boa ajuda na escolha do que comer e como preparar sua comida, especialmente se você tiver outras doenças, como o diabetes. Mas é claro que o seu plano de nutrição individual, criado pelo seu nutricionista ou médico, é a sua diretriz mais importante.

1. Certifique-se de obter energia suficiente, comendo alimentos ricos em carboidratos (orientados pelo nutricionista) e "gorduras do bem" como o azeite;

2. Controle a ingestão de líquidos e troque o sal por ervas e especiarias;

3. Prepare a sua comida da maneira correta para reduzir o teor de potássio;

4. Acompanhe a ingestão de fósforo;

5. Obtenha vitaminas suficientes.




Veja os benefícios de uma alimentação adequada:

- Ter mais disposição e sentir-se melhor;
- Reduzir as hospitalizações e medicações;
- Ter boa condição para um possível transplante;
- Ter novamente o gosto pela boa comida e compartilhá-lo com a família e amigos;
- No geral, ter mais qualidade de vida, sentindo-se mais confiante e preparado!


Aqui no meu blog, eu já escrevi sobre a importância de cada um dos elementos que compõe os alimentos, como o fósforocarboidratos e açúcar,  proteína,  potássio  e  cálcio, além dos líquidos. Acesse cada um desses posts e relembre a importância de cada um desses itens para o equilíbrio de uma boa alimentação em diálise.


                                                                   
                                                                 fonte: espaço da nutrição



Esta Pirâmide dos Alimentos ilustra os grupos de alimentos que devemos ingerir em maior quantidade. Devemos ainda, dentro de cada grupo, variar o máximo possível.


Uma alimentação equilibrada é fundamental para uma boa qualidade de vida.


"O médico do futuro não vai mais tratar o corpo humano com remédios, mas vai curar e prevenir doenças com a nutrição." (Thomas Edison)


Com carinho,

Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário