quinta-feira, 9 de julho de 2015

Automedicação


Olá, amigos!

Hoje vou postar o folder da minha clínica sobre o perigo da automedicação.

A automedicação é o uso de medicamentos por conta própria, sem avaliação ou prescrição de um profissional de saúde habilitado. Ela é frequentemente sugerida por familiares, colegas ou mesmo profissionais de saúde de outras áreas, sendo normalmente utilizada para diminuir os sintomas percebidos pelos indivíduos.

Muitas vezes esta prática é utilizada pela falta de acesso rápido a opinião de um médico ou especialista. Porém ela traz muitos riscos, especialmente para pacientes renais. Há o perigo de mascarar o problema renal e adiar o diagnóstico correto, não sendo eficiente, além do fato de que os efeitos colaterais, as intoxicações e a intervenção com outras doenças podem ser mais evidentes. Isso acontece porque parte da medicação pode se acumular no organismo por falta da eliminação pelos rins, já que muitos medicamentos não são sequer retirados do organismo através da diálise.

Dessa forma, muitos medicamentos precisam ter suas doses corrigidas quando prescritas para pacientes renais. Alguns não foram testados em diálise e outros realmente não podem ser utilizados por estes pacientes.

Além de não se automedicar, o paciente em diálise deve informar todas as medicações em uso ao seu médico nefrologista, até mesmo aquelas prescritas por outro especialista. De preferência, informe seu nefrologista antes mesmo de comprar o remédio indicado. Somente esse profissional poderá orientar a dose e combinar o melhor uso da medicação com os horários da diálise e outras medicações, além de ficar atento a sintomas de intoxicação ou efeitos colaterais que possam surgir.

Automedicação - Blog Hemodiário


Nós, que fazemos hemodiálise, devemos informar o nosso nefrologista qualquer remédio prescrito, pois somente este profissional poderá orientar a dose e combinar o melhor uso da medicação com os horários da diálise e outras medicações, além de ficar atento a sintomas de intoxicação ou efeitos colaterais que possam surgir.

Cuidado com os riscos da automedicação!!!💊💊💊

Com carinho,
Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário