terça-feira, 21 de julho de 2015

Cuidados com a fístula

Olá, amigos!

Hoje vou postar as orientações dadas pela minha clínica sobre os cuidados com a fístula. Vamos lá!

                  


Um fácil acesso à sua corrente sanguínea é essencial para que o sangue possa circular até o dialisador e para que retorne ao corpo. A fístula arteriovenosa usada para a diálise é uma ligação entre uma artéria é uma veia, feita através de uma pequena cirurgia. Quando bem cuidada, a sua fístula pode durar anos! Veja aqui alguns cuidados especiais que você deve ter:

1) Mantenha o braço da fístula bem limpo, lavando sempre com água e sabão, especialmente antes das sessões de hemodiálise. Isso evita infecções que podem inutilizar a fístula. Qualquer sinal de inchaço e/ou vermelhidão deve ser comunicado imediatamente ao médico e aos enfermeiros.


                      
  
2) Faça exercícios com a mão e o braço onde está localizada a fístula, pois os músculos do braço ajudam no desenvolvimento das veias da fístula. Pode-se apertar uma pequena bola de borracha com força e repetidamente. Faça esse exercício várias vezes ao dia.

3) Evite carregar pesos ou dormir sobre o braço onde está a fístula, pois a pressão sobre ela pode interromper seu fluxo de sangue e provocar a formação de trombos, com consequente perda ao acesso. Do mesmo modo, não permita às verificações de pressão no braço onde está localizada a fístula, nem use garrotes ou faixas apertadas.

4) Não permita a retirada de sangue ou o uso de medicamentos nas veias do braço da fístula, a não ser que seja uma urgência ou um procedimento autorizado por médico. As retiradas de sangue podem traumatizar o local.

5) Hematomas (manchas roxas) após uma punção podem acontecer mesmo quando se usa todo cuidado é técnica necessária. Neste caso, use compressas de gelo no dia e água morna nos dias seguintes e siga outras recomendações médicas ou da enfermagem.

A minha fístula foi feita em 19/3/2013 e iniciei as sessões de hemodiálise em 8/5/2013. Recebi todas essas orientações e as segui corretamente. Hoje, 21/7/2015, após 2 anos e 4 meses da feitura da fístula e 2 anos e 2 meses de uso, ela está ótima. A técnica utilizada para acesso à máquina de hemodiálise foi a "buttonhole" ou túnel. Acabei de tirar uma foto do meu braço e a estou colando abaixo:


                     
     

Eu aguardo ansiosamente um transplante renal e enquanto isso sigo todas as orientações médicas e de enfermagem para ter a melhor qualidade de vida.

Seja um doador de órgãos e salve vidas! Vamos atingir a meta de 20 doadores por milhão de habitantes. Compartilhem esta campanha: DOE VIDA, DOE ÓRGÃOS.

#campanhadoevidadoeórgãos

#rumoaos20doadorespormilhão


Com carinho,
Helô




OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário