domingo, 1 de dezembro de 2013

HemoFamília #11 - Novos companheiros

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre outra semana na Clínica Maldivas. Escolhi este nome, porque, se Deus quiser, farei um transplante renal e irei conhecer esta ilha paradisíaca. Os demais nomes também são fictícios e inspirados em nomes bíblicos, pois a fé passa a ser o nosso norte.

Cada episódio semanal desta série corresponde a 3 sessões de hemodiálise, mais especificamente às de 6ª, 2ª e 4ª feira. Assim, eu a publico na 4ª ou 5ª feira. Claro que isso não é uma regra, mas uma diretriz para o momento.

Os aproximados 30 pacientes que fazem hemodiálise no meu turno, mais alguns de outros turnos, mais os médicos, as enfermeiras, os técnicos de enfermagem, o pessoal da limpeza, o repositor de material, o técnico das máquinas, as recepcionistas e outros, acabam formando uma família, na qual todos acompanham os problemas uns dos outros, compartilham seus sofrimentos, torcem pela recuperação alheia, alegram-se quando alguém faz transplante e sofrem quando alguém falece. É difícil de explicar, mas a habitualidade da convivência com pessoas tão diferentes em situações bem parecidas, nos tornam familiares e isso é muito bom e confortante.
                                                                  

                                                                  fonte: Psiconlinebrasil


No final do mês de outubro de 2013, o Sr. Mateus mudou de clínica, porque o seu convênio médico foi comprado pela UNIMED, que não tem convênio com a nossa clínica. Como a cuidadora do Sr. Marcos mantém contato com a cuidadora do Sr. Mateus, nós sempre temos notícias dele. Ele está muito bem!

No dia de finados, 2 de novembro de 2013, o Lucas foi transplantado. Como ele ficava ao meu lado e era muito espirituoso, sarcástico e alegre, eu estou sentindo muito a falta dele. São sentimentos contraditórios, pois sinto a falta dele, mas não queria que ele estivesse lá fazendo hemodiálise e sim onde ele está: livre e transplantado. Ainda não me acostumei com a ausência dele, lembro-me dele todas as sessões e fico imaginando qual seria o seu comentário nas mais diversas situações. Fiz um amigo e torço demais por ele. Saudades!!!

Só para lembrar, a minha sala de hemodiálise tem 4 (quatro) cadeiras ou máquinas de hemodiálise, que ficam alinhadas lado a lado.

Por volta do dia 11 do mês de novembro de 2013, dois novos pacientes chegaram e ocuparam as cadeiras vazias. São eles: Sr. Isaías (71 anos) e Sra. Lídia (83 anos).

O Dr. Isaías (71 anos) ficou internado por 35 dias. Ele teve uma pneumonia, que evoluiu para uma infecção generalizada e a paralisação dos rins. Ele é diabético, magro e muito disciplinado. É um advogado culto e comunicativo. Nós conversamos mais antes do início da hemodiálise do que durante, pois ele não fica na cadeira ao meu lado e ele dorme uma boa parte da sessão. No início, ele foi acompanhado da sua filha, que é uma mulher muito gentil e delicada. Como ele não tinha problemas de rins antes de ser internado, a possibilidade dos seus rins voltarem a funcionar é significativa e estamos torcendo para que isto aconteça.

A Sra. Lídia (83 anos) também estava internada e precisou fazer hemodiálise durante a internação. Ela é diabética e obesa (pesa por volta de 130 kg). Os seus rins já não funcionavam muito bem antes da internação e ela já se consultava periodicamente com uma nefrologista, que foi quem a encaminhou à nossa clínica. Ela fica na cadeira ao meu lado e conversamos um pouco, porque uma boa parte da sessão ela dorme. As suas maiores preocupações são o marido, que tem 93 anos e fica sozinho em casa, e a filha que a acompanha todos os dias, por ser diabética e não cuidar da própria saúde. 

No momento, a disposição dos pacientes da nossa sala de hemodiálise para quem entra na sala é a seguinte: 1ª cadeira, Dr. Isaías; 2ª, Sr. Marcos; 3ª, eu, e 4ª, Sra. Lídia. 

As mudanças são sempre difíceis, mas nos acostumamos. O melhor coisa da nossa sala é a permanência da técnica de enfermagem Ana, que é muito experiente e ótima pessoa. E o que nós duas temos em comum é o prazer do acolhimento.


                                                                 fonte: acolhimento            


Eu faço hemodiálise há 6 meses. Quando cheguei na sala de hemodiálise que hoje me encontro, os pacientes já estavam lá há muito tempo. Eu fiquei assustada e tinha muito medo. Ninguém me explicou quase nada e eu ficava observando os procedimentos e perguntando. Não perguntava demais para não me tornar uma chata. Resolvi, então, fazer este blog Hemodiário para compartilhar tudo o que ia aprendendo e vivendo. Valeu à pena, pois agora eu me senti acolhendo os dois novos pacientes e explicando o básico da hemodiálise. Indiquei o meu blog para as filhas acompanhantes e, com certeza, tudo foi mais fácil. Eles se sentiram muito mais seguros do que eu quando lá cheguei e eu me sinto recompensada quando respondo as suas dúvidas simples e rotineiras. Realmente, é gratificante servir ao próximo e esse sempre foi o meu espírito de vida. 


Como sou católica e devota à Nossa Senhora, resolvi hoje colocar a letra da música do Roberto Carlos, que me conforta, me acalma, me encoraja e aumenta a minha fé, por isso é a minha oração diária durante as sessões de hemodiálise. Muito Linda!!!


NOSSA SENHORA (Roberto Carlos) 

Cubra-me com seu manto de amor
Guarda-me na paz desse olhar
Cura-me as feridas e a dor me faz suportar

Que as pedras do meu caminho
Meus pés suportem pisar
Mesmo ferido de espinhos me ajude a passar

Se ficaram mágoas em mim
Mãe tira do meu coração
E aqueles que eu fiz sofrer, peço perdão

Se eu curvar meu corpo na dor
Me alivia o peso da cruz
Interceda por mim minha Mãe, junto a Jesus

Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino

Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim

Sempre que o meu pranto rolar
Ponha sobre mim suas mãos
Aumenta minha fé e acalma o meu coração

Grande é a procissão a pedir
A misericórdia, o perdão
A cura do corpo e pra alma, a salvação

Pobres pecadores, oh Mãe
Tão necessitados de Vós
Santa Mãe de Deus, tem piedade de nós

De joelhos aos Vossos pés
Estendei a nós Vossas mãos
Rogai por todos, nós Vossos filhos, meus irmãos

Nossa Senhora, me dê a mão
Cuida do meu coração
Da minha vida, do meu destino
Do meu caminho
Cuida de mim

                                                           
Mãe querida e adorada, eu imploro a tua intercessão junto a Jesus e te peço que cuide de nós!!!


Com carinho,

Helô




OBS: Acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos posts com dicas, curiosidades e novidades, além de divulgar os posts que eu publico aqui no blog. É muito interessante!!! (https://www.facebook.com/BlogHemodiario)

2 comentários:

  1. Helô,

    Parabéns pelo Blog! Você deve ser uma pessoa muito especial!

    Minha mãe vai iniciar esse processo e eu estava desesperada, mas ao ler seu Blog, além de me ajudar com suas dicas, me animou sua força e determinação em ser útil para outras pessoas que passam por isso!

    Como publicitária minha única sugestão para o seu blog é ser menos "vermelho", usar cores que acalmam a leitura seria uma boa!

    #ficaadica

    Novamente - PARABÉNS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, muito obrigada pelo teu comentário. Leia a minhas dicas na página do FB chamada Blog Hemodiário. Que cor você me sugere ao invés da cor de vinho. Forte abraço

      Excluir