domingo, 10 de setembro de 2017

Comida caseira

Olá, amigos!

Eu fiz um transplante renal em 31 de agosto de 2017 e estou aprendendo a viver esta nova vida.



      



Hoje, 10 de setembro de 2017, eu vou falar-lhes sobre a alimentação nos 3 primeiros meses pós transplante.

A primeira e mais importante orientação para o sucesso do transplante é tomar os remédios imunossupressores fornecidos pelo Governo sempre no mesmo horário. Por incrível que pareça, muitos transplantados perdem o órgão recebido por deixarem de tomar os remédios. Esses imunossupressores diminuem, e muito, a imunidade do corpo e os 3 primeiros meses pós transplante deverão ser muito cautelosos para assim o corpo começar a se adaptar com o novo órgão. 

Outra orientação fundamental é comer comida caseira nos três primeiros meses, evitando assim a contaminação por manipulação e uma perigosa infecção intestinal para uma pessoa com baixa imunidade. O recém transplantado é comparado ao recém-nascido e os cuidados devem ser parecidos.

Eu cheguei em casa numa sexta-feira, 8 de setembro de 2017. Tinha que comer comida caseira. Não sei cozinhar. Não tinha ninguém para cozinha para mim. Não poderia ir comer no quilo perto da minha casa e nem em qualquer restaurante, não pela qualidade da comida e sim pela manipulação. Fiquei perdida. Lembrei então da minha querida amiga Carminha, que cozinha com sucesso há alguns anos. Entrei em contato com ela e ela de pronto me trouxe um kit de comida caseira congelada. Uma delícia e uma  solução prática!!!



      


                                   


                                   



As porções são individuais e os recipientes poderão ser reaproveitados para congelar comidas frescas para serem consumidas em outro dia. 

Eu ganhei de presente este delicioso kit de comidas caseiras congeladas da Carmen Franco da Spice & Arte (Cel.11-982449682), mas com certeza serei uma cliente assídua. Fica a dica!!!! Muito obrigada, querida Carminha, pelo gentil e útil presente!!!


Foram 7 anos, 7 meses e alguns dias de uma vida difícil e com muitas restrições. Os meus rins começaram a parar em janeiro de 2010, iniciei as sessões de hemodiálise em maio de 2013 e o tão sonhado transplante renal ocorreu em 31 de agosto de 2017. Estou extremamente feliz com o recebimento deste rim e vou fazer de tudo para preservá-lo o máximo que eu puder.

Aproveito para agradecer a todos que torceram, rezaram, mandaram pensamentos positivos, água benta, santinhos, boas energias, vibrações...!!! Com certeza, foi o diferencial para o sucesso do meu transplante. Muito obrigada!!!


Com carinho,

Helô

3 comentários:

  1. Você é um exemplo de esperança. Meu marido e minha filha tem rins policísticos. Meu marido está com 16% da função renal. Minha filha de 10 anos está normal. Seu blog me deu esperança. Obrigada e parabéns pela superação.

    ResponderExcluir
  2. Você é um exemplo de esperança. Meu marido e minha filha tem rins policísticos. Meu marido está com 16% da função renal. Minha filha de 10 anos está normal. Seu blog me deu esperança. Obrigada e parabéns pela superação.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!
    Eu sempre gostei de compartilhar os meus aprendizados. Mas isso se acentuou quando a minha creatinina foi aumentando e eu não encontrava respostas. Quando comece a fazer hemodiálise, eu resolvi então fazer o blog para eternizar o que aprendo. O retorno humano é fantástico e me sinto útil.
    Lembre-se de que a pessoa com rins policísticos deve beber 2 litros de água por dia fracionados, não engordar, fazer atividade física regular, não comer jamais carambola e tomar pouco café. São as orientações atuais da nefrologista Rosileine, chefe dos residentes em hemodiálise da USP.
    Obrigada pelas palavras!
    Com carinho,
    Helô

    ResponderExcluir