quarta-feira, 1 de março de 2017

A arte de cuidar

Olá, amigos!

Hoje vou falar-lhes sobre a arte de cuidar da enfermagem, especialmente na minha clínica de hemodiálise.

Eu faço hemodiálise há quase 4 anos e vou na clínica nas 2ª, 4ª e 6ª feiras, das 5h50 às 10h30. Testemunho a dedicação incansável da enfermagem. Esses profissionais chegam em torno das 5 horas todos os dias, exceto nos domingos, batem o cartão de ponto às 5h30; montam as máquinas de hemodiálise (32 máquinas); pesam os pacientes para calcularem quantos litros a máquina deverá retirar de cada um; os puncionam; os ligam nas máquinas; administram a heparina individualizada; colocam o aparelho de pressão; medem a pressão arterial antes de ligar a máquina e programam para que a pressão seja medida a cada 45 minutos; anotam todos os controles no computador; atendem os constantes alarmes das máquinas; conferem os medicamentos a serem administrados; ouvem as nossas queixas, problemas, relatos; consolam e motivam os mais tristes; nos desligam da máquina no final da sessão. Isto é um brevíssimo relato da rotina desses profissionais da enfermagem em cada sessão. Cada técnico de efermagem é responsável por 4 pacientes. Na minha sala tem 16 pacientes e portanto 4 técnicos. Há muita colaboração entre eles e nos momentos menos corridos, normalmente  depois que todos os pacientes foram ligados e antes de começarem a desligá-los das máquinas, poderá ficar 2 técnicos na sala e os outros dois poderão tomar café, ir ao banheiro.

Os inúmeros problemas de uma cidade grande como São Paulo não causam a falta deles ao trabalho. Pode ser carnaval, Natal, Réveillon ou qualquer feriado, lá está a equipe de enfermagem. Tem greve de ônibus, eles se viram e não faltam ao trabalho. Tem chuva intensa, eles estão lá para nos atender. Poucas vezes, mas poucas mesmos, eu vi um profissional faltar. Há muita colaboração entre eles para nos atender da melhor forma possível. Muito louvável esta profissão!

O nosso tratamento de hemodiálise nos faz conviver com os profissionais de enfermagem por pelo menos 3 vezes por semana, durante 4 horas e por muito tempo. Há pacientes que fazem hemodiálise na minha clínica há mais de 20 anos. Nós pacientes em hemodiálise somos doentes crônicos (insuficiência renal) e, via de consequência, muitos outros problemas podem ocorrer, como: infecções, amputações, cardiopatias, anemia, câimbras, desmaios, hipotensão, fraqueza muscular, depressão. Assim, a enfermagem é o nosso suporte para enfrentarmos inúmeras dificuldades.

Nós convivemos muito com eles. Sabemos superficialmente dos seus problemas e de suas condições de vida. Mas só os vemos alegres e dedicados a melhorar a nossa qualidade de vida. Isso é uma arte e uma grande devoção! Simplesmente, a arte de cuidar!

Muito bem descreveu o Dr. Drauzio Varella no quadro abaixo sobre a intensidade com que a enfermagem cuida dos pacientes como um todo!


             
   

Eu, nos meus 55 anos, já vivenciei a evolução da medicina e da própria hemodiálise, uma vez que acompanhei o tratamento de hemodiálise da minha mãe em 1995. Claro que esta evolução é excelente, mas é primordial o tratamento humano que um paciente deve receber sempre da enfermagem, especialmente quando é um tratamento prolongado. Daí afirmar que a enfermagem é uma arte, a arte de cuidar!



             
  

Eu recebi este texto de uma querida amiga enfermeira, de um autor desconhecido, e achei lindo e oportuno compartilhá-lo:

"Paredes de hospitais já ouviram preces mais honestas do que igrejas. Já viram despedidas e beijos mais sinceros que aeroportos.  É no hospital que você vê um homofóbico ser salvo por um médico gay. A médica patricinha salvando a vida do mendigo. Na UTI você vê um judeu cuidando de um racista, Policial e presidiário na mesma enfermaria recebendo os mesmos cuidados, um rico na fila de transplante hepático, o doador é pobre, nessa hora que o "hospital" toca na ferida das pessoas, universos que se cruzam em um propósito divino, e nessa comunhão de destinos nos damos conta de que sozinhos não somos ninguém! A verdade absoluta das pessoas, na maioria das vezes, só aparece no momento da dor ou na ameaça da perda!! " (autor desconhecido)


Nesses quase 4 anos que faço hemodiálise, eu conheci pessoas de todos os tipos. Aprendi a gostar, e gostar muito, de pessoas generosas e compassivas. Realmente, as pessoas devem ser avaliadas pelos seus atos e exemplos, mas nunca pela sua cor, religião, condição social. Aprendi a aceitar e respeitar a diversidade e a valorizar cada vez mais o altruísmo do ser humano!


Nesse breve post, eu quero agradecer a dedicada equipe de enfermagem da minha clínica de hemodiálise, que não mede esforços para atender a todos com carinho, gentileza e eficiência. Muito obrigada pela atenção e dedicação!!!



  "A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" (Florence Nightingale)


Com carinho,

Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

OBS2: Venham participar do grupo HEMODIÁRIO no Facebook!!!

2 comentários:

  1. Cara Helô e amigos:
    Para os que não me conhecem, sou paciente renal e faço hemodiálise há seis ano, na mesma clínica que a Helô. Concordo plenamente com as colocações da Helô sobre a enfermagem e ainda digo que nestes seis para sete anos, jamais tive qualquer problema com a enfermagem, pelo contrário só recebi carinho e dedicação, por isso concordo em gênero, numero e grau com a Helô.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo Odilo,
      Os técnicos de enfermagem da nossa clínica são ótimos! Eles cuidam tão bem de nós, que minimizam as nossas dores. Temos que ser gratos a eles e rogar para que Deus os abençoe. Um forte abraço

      Excluir