quarta-feira, 31 de maio de 2017

Hematoma na hemodiálise

Olá, amigos!

Hoje, 30 de maio de 2017, vou falar-lhes sobre o tempo que o meu corpo demorou para reabsorver um hematoma.


                                


Em 12 de maio de 2017, a minha querida técnica de enfermagem Léo puncionou a minha veia numa região nova e mais próxima da dobra do cotovelo. A punção foi bem sucedida, o fluxo ficou em 450 ml/l e a sessão da hemodiálise transcorreu normalmente. Porém, no final da sessão, eu fui puxar a alavanca da minha cadeira para levantar o encosto, dobrei um pouco o braço e a agulha saiu da veia. A dor foi forte e eu chamei rapidamente a Léo. Ela prontamente interrompeu o fluxo e pediu uma bolsa de gelo para colocar no local. A dor fez a minha pressão "despencar" e ela abriu o soro até a minha cor voltar e eu me sentir melhor. Foi tudo muito rápido. Mas eu contei com a calma e a eficiência da minha querida técnica de enfermagem Léo, que evitou o meu desmaio e o risco de eu perder a fístula!




Eu postei no Instragan e Facebook do blog Hemodiário a foto do meu braço e alertei os pacientes que fazem hemodiálise para não mexerem, ou mexerem o mínimo possível, o braço puncionado. Eu recebi várias mensagens me perguntando sobre o tempo de duração deste hematoma e o que fazer. Sobre os cuidados com o braço e o local hematomado, eu coloquei gelo durante 20 minutos por algumas vezes no dia do hematoma, passei Hirudoid umas 3 vezes por dia até o hematoma desaparecer e fiz exercício com o braço. Em relação ao tempo de duração do hematoma, eu nada sabia. Então, eu resolvi observar e postar o meu braço quando estivesse recuperado. Isto ocorreu em 18 dias. 


                
      1ª foto tirada em 12/5/2017 e 2ª foto tirada em 30/5/2017
                
A imagem é feia, mas a dor foi pouca ou quase nada graças a rapidez da ação da minha querida técnica de enfermagem Léo, que só tenho a agradecer. 


Fiquem sempre atentos para não mexerem, ou mexerem o mínimo possível, o braço puncionado durante a sessão de hemodiálise!!!


Com carinho,

Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

OBS2: Venham participar do grupo HEMODIÁRIO no Facebook!!!





Um comentário:

  1. Boa noite! Tinha dúvidas acerca do resultado do painel, aí envontrei resposta aos meus questionamentos, porém ainda tenho dúvidas que não consegui ainda solucionar com meu nefrologia. Não estou fazendo ainda hemodiálise, pois estou me adiantei com esperança de não fazer hemodiálise. A princípio tinha uma doador vivo, minha irmã. O resultado do HLA deu negativo, com painel de 77%, alguem aqui teve algum resultado parecido e conseguiu fazer o transplante, caso positivo, poderiam compartilhar a experiência, estou na fila de espera do HUWC- Fortaleza. Lene

    ResponderExcluir