terça-feira, 9 de maio de 2017

A vital importância da Enfermagem na hemodiálise

Olá, amigos!

Eu faço hemodiálise há 4 anos e, na 6ª feira, 5/5/2017, foi a primeira vez que uma agulha saiu da veia durante a hemodiálise quando que eu mexi o braço puncionado.

Eu iniciei as sessões de hemodiálise em 8/5/2013. A técnica sugerida pela competente e experiente enfermeira Rosanna foi a Buttonhole (casinha de botão), que é uma técnica que se escolhe dois acessos (arterial e venoso) que serão sempre utilizados, sendo que nas 15 primeiras punções a mesma profissional punciona o paciente, utilizando agulhas com corte e, depois dessas repetidas punções nos mesmos locais, dois  "túneis" se formarão e eles então serão utilizados para puncionar o paciente com agulhas rombas (sem corte). Eu utilizei esta técnica até setembro de 2016, quando tive a 2ª infecção em menos de 1 ano, a médica decidiu então mudar de técnica. De modo que em setembro de 2016, eu passei a utilizar a técnica Rope Ladder (escada de corda), na qual os locais das punções serão modificados regularmente e serão utilizadas as agulhas de corte. Esta segunda técnica (Rope Ladder) é mais dolorida, mas o risco de infecção é bem menor. Eu já me acostumei e nem sinto muita dor.



         

Eu comecei a usar a técnica de rotação da punção (Rope Ladder) há 8 meses e já me acostumei. A minha querida técnica Léo é muito experiente e ótima em punção. Ela apalpa sempre com muita calma a minha veia e dificilmente não punciona na 1ª tentativa. Mas, quando ela não consegue, ela chama a excelente, e também muito querida e calma, enfermeira Andréia e dá tudo certo. Elas são ótimas!!! Adoro esta equipe de enfermagem e, consequentemente, está clínica!!!

A querida Léo procura sempre puncionar em local diferente para evitar a formação de "calombos" (aneurismas) e eu a estímulo a tentar lugares novos. Assim ela faz. Em 5 de maio de 2017, 6ª feira, ela "sentiu" que poderia puncionar num local novo e mais perto do cotovelo. Eu concordei de pronto! Ela puncionou e o fluxo ficou ótimo. Sucesso!!!  Porém,  no final da sessão, eu, sempre muito independente, usei a mão da punção para puxar a alavanca da cadeira para levantar o encosto e, devido à posição da agulha, eu senti uma forte dor.  O braço começou a inchar rapidamente e claro que a agulha tinha saído da veia. Eu chamei rapidamente a minha querida técnica Léo, que de pronto e com muita calma fechou o acesso, pediu para trazerem gelo e me transmitiu paz e segurança.  Tudo isso foi em questão de segundos. A dor foi forte, a local logo inchou (fluxo que a máquina filtra o sangue era 400 ml/min) e a minha pressão caiu para 63x48 (talvez pela dor). Ela deitou a minha cadeira, levantou bem os meus pés e me passou soro. Vejam bem a competência e a rapidez de raciocínio da minha querida Léo: a agulha saiu do acesso venoso que seria por onde eu receberia o soro, mas como estava fora da veia, ela fechou a linha do acesso venoso, ligou a linha do acesso venoso no arterial e me deu o soro através daí. Repito, tudo isso foi em menos de 1 minuto!!! Ela é realmente demais!!! Muito calma, atenta e eficiente!!! Eu só não desmaiei pela prontidão de atitude da Léo. A pior consequência do desmaio é a perda da fístula pela falta do fluxo sanguíneo. Fístula preservada!!! Como não adorar a Léo e não se sentir muito segura ao lado dela? Impossível!!! Em pouco tempo a minha pressão normalizou e eu fui embora tranquila, mas com o braço roxo devido a infiltração do meu próprio sangue. Culpa exclusiva minha! 

Aprendi que não vou mais mexer o braço puncionado durante a sessão de hemodiálise para evitar maiores problemas. Muito obrigada, Léo querida!!!



                               




"A Enfermagem é uma arte e, para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva e um preparo tão rigoroso quanto a obra de qualquer pintor ou escultor, pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes, poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!" (Florença Nightigale)



                                         
    

Na semana da Enfermagem, eu quero dedicar este post às excelentes profissionais e pessoas da área da enfermagem da minha clínica de hemodiálise: Léo, Andréia e Rosanna. Muito obrigada!!! Gratidão eterna!!!! 


Com carinho,

Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

OBS2: Venham participar do grupo HEMODIÁRIO no Facebook!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário