quarta-feira, 9 de março de 2016

Dia Mundial do Rim

Olá, amigos!

Em homenagem ao Dia Mundial do Rim, 10 de março, vou publicar o folder da minha clínica sobre o tema deste ano, 2016: PREVENÇÃO NA INFÂNCIA.

A campanha deste ano enfatizará a prevenção da doença renal crônica desde a infância. Hoje em dia, sabe-se que 1 a cada 3 crianças no mundo sofre de obesidade infantil. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas das consequências da obesidade infantil e, também, são fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal crônica. Por isso, ter hábitos saudáveis é muito importante. Incentivar a criança a comer verduras, frutas e legumes; usar menos sal; consumir menos açúcar; beber muita água e sucos naturais, evitando refrigerantes, e praticar atividades físicas são atitudes que evitam a ocorrência de futuras complicações.



                        


Qual é a importância dos rins?

Os rins são órgãos vitais. Eles controlam o volume de água do corpo; filtram o sangue para retirar impurezas e toxinas, e produzem hormônios e substâncias que ajudam no controle da pressão arterial; na renovação das células sanguínea se na absorção de nutrientes dos alimentos que ingerimos.


O que é e como se trata a DRC?

A Doença Renal Crônica (DRC) é a perda progressiva da função dos rins. Quando eles falham, há acúmulo de água e as impurezas ficam retidas no sangue, afetando órgãos como coração, pulmões, músculos, estômago e cérebro. Infelizmente, ainda não existe cura para a DRC, apenas tratamentos de substituição da função renal contínuos, podendo ser a diálise (hemodiálise e diálise peritoneal) ou o transplante, que depende de um doador compatível. A hemodiálise é a filtragem artificial do sangue feita por uma máquina e a diálise peritoneal é feita através do peritônio, presente em nosso próprio corpo.

Como se detecta a DRC?

A DRC é a chamada "doença silenciosa", pois no início não aparecem sintomas. A pessoa pode perder até 90% da função renal sem perceber. Por isso, a prevenção e a detecção precoce são essenciais para evitar ou controlar o avanço da doença. Solicite ao seu médico o exame de urina, para checar a presença de proteínas, e o exame de sangue, para avaliar o nível de creatinina. Esses exames simples podem detectar o início da doença.


Quais são as causas da DRC e quem está no grupo de risco?

Hipertensos e diabéticos são sérios candidatos à DRC. A doença pode afetar pessoas de qualquer idade ou raça, mas o perigo é maior para idosos. Fique atento também se você tem histórico familiar de DRC, é obeso ou fuma, pois esses são outros fatores de risco. Se você está no grupo de risco, é importante fazer um acompanhamento regular com seu médico.


Como prevenir a DRC?

Existem 7 dicas de ouro que, se seguidas, são um bom começo para a prevenção:

1. Beba muita água e sucos naturais;
2. Controle o açúcar para evitar o diabetes;
3. Evite o sal para prevenir a hipertensão;
4. Converse com o seu médico sobre a sua saúde renal;
5. Pratique atividades físicas;
6. Não tome remédio por conta própria;
7. Tenha uma alimentação saudável.


                          


Tomando todas essas precauções, é possível se evitar a Doença Renal Crônica (DRC). Muitas doenças que se manifestam no adulto tem suas raízes na infância, mas, como não apresentam sintomas logo de início, não são devidamente tratadas. Por isso, estimular que as crianças tenham hábitos saudáveis, como uma alimentação adequada e a prática de aividades físicas, é um grande avanço para ampliar e melhorar a saúde da população.



"A prevenção é a melhor saúde." (Danilo Felix)


Com carinho,
Helô


OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

OBS2: Venham participar do grupo HEMODIÁRIO no Facebook!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário