terça-feira, 5 de novembro de 2013

HemoFamília #10 - Mudança

Olá, amigos!

Agora vou falar-lhes sobre outra semana na Clínica Maldivas. Escolhi este nome, porque, se Deus quiser, farei um transplante renal e irei conhecer esta ilha paradisíaca. Os demais nomes também são fictícios e inspirados em nomes bíblicos, pois a fé passa a ser o nosso norte.

Cada episódio semanal desta série corresponde a 3 sessões de hemodiálise, mais especificamente às de 6ª, 2ª e 4ª feira. Assim, eu a publico na 4ª ou 5ª feira. Claro que isso não é uma regra, mas uma diretriz para o momento.

Os aproximados 30 pacientes que fazem hemodiálise no meu turno, mais alguns de outros turnos, mais os médicos, as enfermeiras, os técnicos de enfermagem, o pessoal da limpeza, o repositor de material, o técnico das máquinas, as recepcionistas e outros, acabam formando uma família, na qual todos acompanham os problemas uns dos outros, compartilham seus sofrimentos, torcem pela recuperação alheia, alegram-se quando alguém faz transplante e sofrem quando alguém falece. É difícil de explicar, mas a habitualidade da convivência com pessoas tão diferentes em situações bem parecidas, nos tornam familiares e isso é muito bom e confortante.


                                                                    fonte: Psiconlinebrasil


Na minha sala de hemodiálise tem 4 máquinas e, portanto, 4 pacientes. Eu comecei a fazer HD nesta sala em 10 de junho de 2013 e sempre foram os mesmos pacientes. Tudo mudou nessa semana!

A primeira mudança foi a do Sr. Mateus (73). Homem quieto, educado, sereno e muito atento. Sempre chegava cedo acompanhado da prestativa cuidadora Neuza. Ele é um comerciante do Brás, em São Paulo, com uma boa condição financeira. O seu convênio médico era há muitos anos a Golden Cross, que tinha convênio com a nossa clínica Maldivas, mas foi comprada pela UNIMED, a qual não tem convênio com a nossa clínica. Ele poderia permanecer na nossa clínica e passaria para as salas do SUS, que tem algumas diferenças das de convênios. Porém, ele achou um absurdo pagar por tantos anos um convênio médico e, agora que ele precisava usá-lo, simplesmente abrir mão. Ele procurou outra clínica e nós ficamos tristes, pois a convivência com ele era muito agradável e tranquila. Há 2 sessões a cadeira dele está vazia e o nosso coração também. Incrível como num ambiente de dor e de luta as pessoas torcem sinceramente umas pelas outras e se tornam tão ligados em tão pouco tempo. Boa sorte, Sr. Mateus, estamos sentindo a tua falta!!!

A segunda mudança foi a do Lucas (67). Homem espirituoso, generoso, educado, comunicativo e muito alegre. Ele sentava ao meu lado e nós dávamos muita risada com as coisas do dia-a-dia. Ele é um baiano descendente de espanhol, com olhos claros e pele muito alva. Foi um conhecido e premiado coreógrafo. Ele conhecia muita gente da clínica, pois ele fez 3 anos de hemodiálise, ficou 4 anos transplantado e estava de volta à clínica há 2 anos. O período da manhã, das 11 às 14h10, passava muito rápido, pois a técnica de enfermagem Ana é sempre a mesma e eles tinham muita afinidade. O turno da tarde, das 14h10 às 16h, era agradável dependendo da técnica de enfermagem, pois todos os meses elas mudam. A boa notícia é a de que ele foi transplantado no último sábado, 2 de novembro. Todos na clínica estavam muito felizes. Que Deus te abençoe, meu querido amigo! Volte a ser livre e viva intensamente toda a tua liberdade. Você merece, pois já sofreu muito!!!

Eu cheguei normalmente na segunda-feira, 4 de novembro, e com novidades para contar ao Lucas. Entrei na sala para lavar a fístula, pegar gases e soro fisiológico para umedecer os túneis. Assim que adentrei a sala, a Ana, com um enorme sorriso, me perguntou se eu sabia da novidade. Eu respondi que não e nem imaginava o que ela iria me contar. Ela então me disse que o Lucas tinha sido transplantado com sucesso no último sábado. Eu fiquei tão feliz que comecei a chorar de emoção. Nós sabemos que isto pode acontecer, mas nunca sabemos quando. Fiquei muito feliz e, mesmo sabendo que ela ainda estava na UTI, eu lhe mandei uma mensagem de texto. Senti muito a falta dele durante toda a HD, mas a causa é nobre e valeu a pena. As mudanças são sempre difíceis, mas nos acostumamos com tudo na vida!

O Lucas faz aniversário amanhã, 6 de novembro, e Deus lhe deu o melhor presente que ele poderia desejar. Parabéns, amigo, e muitas felicidades com este rim novo!!!

A minha sala que tinha os mesmos 4 pacientes desde que lá cheguei, agora está vazia. Restou eu e o Sr. Marcos (92) que, com a graça de Deus para ele, dorme a sessão de HD toda. Estou na expectativa de quem serão os próximos 2 pacientes. Enquanto isso, vou usar o meu fone de ouvido ligado ao iPad e assistir séries ou filmes para o tempo passar, uma vez que não consigo nem dar um simples cochilo.

Nós nos acostumamos com as rotinas. Elas nos ajudam a sobreviver já que temos os nossos riscos diminuídos quando estamos em terrenos conhecidos. Mas as mudanças muitas vezes são necessárias e temos que ter coragem para enfrentá-las.

         
TEMPO (Fernando Pessoa)
Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.



                                                                fonte: voce-tem-medo-de-mudar


"Cada segundo é tempo para mudar tudo para sempre." (Charles Chaplin)

Foi uma ótima semana!

Estamos todos lutando pela vida com muita fé e esperança, apesar das inúmeras limitações e dificuldades!

Boa semana a todos!!!

Amigos, venham embarcar comigo nesta jornada da vida real!!! Bem-vindos!!!


"Pobre de quem teve medo de correr os riscos. Porque este talvez não se decepcione nunca, nem tenha desilusões, nem sofra como aqueles que têm um sonho a seguir. Mas quando olhar para trás - porque sempre olhamos para trás - vai escutar seu coração dizendo: "O que fizeste com os milagres que Deus semeou por teus dias? O que fizeste com os talentos que teu Mestre te confiou? Enterraste fundo em uma cova, porque tinhas medo de perdê-los. Então, esta é a tua herança: a certeza de que desperdiçaste sua vida." (Paulo Coelho)


Não tenha medo das mudanças! Confie! Arrisque-se! E seja feliz!!!


Com carinho,

Helô



OBS: Acessem a minha página do facebook chamada Blog Hemodiário e curtam. Lá, eu publico pequenos posts com dicas, curiosidades e novidades, além de divulgar os posts que eu publico aqui no blog. É muito interessante!!! (https://www.facebook.com/BlogHemodiario)

7 comentários:

  1. Que lindo texto, Helô. Sensível e comovente.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto! Que vc esteja sempre cheia de fé e esperança para realizar esta travessia!
    Um beijo, Thaty (sou amiga da Fê e do Tinho) :)

    ResponderExcluir
  3. Helô , que lindo! Eu tbém estou passando por este processo a clínica onde fiz meu tratamento de quimo e meu onco não são credenciados mas, vou buscar os meus direitos pq faço um tratamento continuado como o Senhor que optou por outro clínica é um absurdo realmente pagamos para ter um atendimento de qualidade pq neste país nem o básico temos e quando precisamos somos negados. Eu estou alegando que não pedi para trocar de plano e fiz uma denúncia na ANS agência fiscalizadora toda vez que vc. ativa o serviço a operadora paga uma multa consutei o Procon, Juizado de Pequenas causas e tbém a delegacia de Ordem Econômica eu não vou abrir mão do meu onco. vai ser um briga feia. bjins

    ResponderExcluir
  4. É isso aí, Carla, lute pelos teus direitos. Boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  5. É isso aí, Carla, lute pelos teus direitos. Boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir