terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Transplante renal e os remédios indispensáveis

Olá, amigos!

Hoje vou falar-lhes sobre os remédios que eu tomei, e tomo, depois que fiz transplante renal.


Eu fiz transplante renal em 31/8/2018, há quase 6 meses, e os remédios, ou as dosagens, já diminuíram bastante ou foram retirados ou substituídos da prescrição.

Em 1º de setembro de 2017, no dia seguinte ao transplante, eu recebi um caderno verde com algumas orientações básicas e o local para marcar diariamente o peso, pressão arterial, remédios tomados e qualquer outra informação. Adorei! Todos os dias, as técnicas de enfermagem, ao nos darem as medicações, pediam para que falássemos o nome dos remédios e a dosagem para que fossemos nos familiarizando, decorando, o que iriamos tomar sozinhos. Um método didático e eficaz! 


Nome dos Remédios e dosagem inicial pós TX renal no caderno verde do Hospital do Rim


Anotações diárias no caderno verde do Hospital do Rim

Folhas do caderno verde do Hospital do Rim para anotar dúvidas ou qualquer informações



O caderno verde do Hospital do Rim (hrim) é ótimo. Ele é fornecido a cada transplantado. Na capa tem uma etiqueta com todos os dados do transplantado. Nas primeiras folhas tem várias informações sobre como proceder após o transplante (higiene, nutrição, recomendações e outros). Segue então as folhas com fotos dos remédios para ajudar os que não sabem ler, os nomes alternativos de cada remédio e a dosagem inicial. Em seguida, vem as folhas para anotação diária (figura 1) da data, peso, pressão arterial, creatinina, remédios que foram tomadas diariamente e retorno. Intercalando-se a estas, vem as folhas em branco para anotarmos dúvidas ou qualquer relato. Assim, basta levar o útil caderno verde para consulta ou para qualquer viagem, pois ali está  o seu histórica. Quando terminar, o HRim fornece outro. Excelente!!!!

No primeiro dia pós transplante (1º/9/2017), eu tomei 760 mg de MYFORTIC ou MICOFENOLATO SÓDICO de manhã e 720 mg de noite; 8 mg de TACROLIMUS ou FK ou PROGRAF de manhã e 8 mg de noite; 30 mg de PREDNISONA ou METICORTEM só de manhã; 1 comprimido de BACTRIM ou SULFAMETAZOL+TMP só de noite; 1 comprimido de RANITIDINA ou ANTAK. 


No 3º dia (3/9/2017), reduziram a dose noturna do TACROLIMUS de 8 mg para 7 mg. Os outros remédios não alteraram.

No 4º dia (4/9), reduziram novamente a dose noturna do TACROLIMUS para de 7 mg para 5 mg.

No 5º dia (5/9), reduziram a dose matutina do TACROLIMUS  de 8 mg para 5 mg. Deste modo, eu passei a tomar 10 mg diárias 5 mg a cada 12 horas) e não mais 16 mg, como no início.

No 8º dia (8/9), reduziram a dose do PREDNISONA de 30 mg para 20 mg.

No 15º dia (15/9/2017), reduziram novamente a dose do PREDNISONA de 20 mg para 10 mg.

No 21º dia (21/9), reduziram novamente a dose do TACROLIMUS de 5 mg para 3 mg, tanto de manhã como de noite.  

No 26º dia (26/9), eu estava sentindo muito desconforto gástrico e a médica substituiu o ANTAK por OMEPRAZOL 20 mg. Estou ótima!

No 36º dia (6/10), reduziram novamente a dose do PREDNISONA de 10 mg para 5 mg. Dose que permanece até hoje, 6º mês pós transplante.

Em 6 de novembro de 2017 (um pouco mais de 2 meses pós transplante), novamente reduziram a dose do TACROLIMUS de 3 mg para 2 mg de manhã e de noite.

Em 22 de novembro de 2017 (quase 3 meses pós transplante), reduziram a dose noturna  do TACROLIMUS de 2 mg para 1 mg. Esta dose é a que tomo até hoje (quase 6 meses após).


Em 14 de dezembro de 2017 (3 meses e meio pós transplante), reduziram o MYFORTIC de 720 mg para 360 mg de manhã e de noite. Esta é a dose que tomo até hoje.


Em 20 de dezembro de  2017 (3 meses e 20 dias pós transplante), suspenderam o BACTRIM e continua assim até o momento.

Resumindo, especialmente para os que me perguntam os remédios que tomei e tomo após o transplante renal:
1) MYFORTIC:
    1º'dia pós transplante = 720 mg de manhã e 720 mg de noite
    6 meses pós transplante = 360 mg de manhã e 360 mg de noite
2) TACROLIMUS:
    1º'dia pós transplante = 8 mg de manhã e 8 mg de noite
    6 meses pós transplante = 2 mg de manhã e 1 mg de noite
3) PREDNISONA:
    1º'dia pós transplante = 30 mg de manhã
    6 meses pós transplante = 5 mg de manhã
4) OMEPRAZOL 20 MG substituiu a RANITIDINA
5) BACTRIM foi suspenso e não tomo mais


É muito complexo ajustar a medicação para cada transplantado, observando uma possível rejeição do órgão transplantado e a proteção do organismo pela baixa imunidade!


Nesses primeiros 6 meses pós transplante renal, eu tive algumas complicações, como deiscência da sutura do transplante, Citomegalovírus (CMV), infecções urinárias, linfocele e outras, que comentarei em outros posts. Mas posso afirmar que valeu muito a pena!!! Após 3 anos e 4 meses de dieta conservadora hipoproteica (40 meses), quando os meus rins começaram a diminuir as suas funções, e 4 anos e 3 meses de hemodiálise (51 meses), agora eu posso tomar água a vontade (durante 51 meses de hemodiálise, eu só podia tomar 500 ml por dia), faço muito xixi (durante 51 meses de hemodiálise, eu não urinava), posso tomar suco de laranja (durante os 51 meses de hemodiálise, eu não podia tomar por causa do potássio), posso comer banana e mamão (durante os 51 meses de hemodiálise, eu não podia comer por causa do potássio), posso comer produtos integrais, castanha, nozes, amêndoa...(durante os 51 meses de hemodiálise, eu não podia tomar por causa do potássio), posso viajar por mais de 3 dias para lugares que não tenham hemodiálise (durante os 51 meses de hemodiálise, eu fazia 3 sessões semanais que duravam 4 horas cada), sinto as minhas unhas mais fortes e muitas outras coisas simples que agora posso fazer, além de me sentir muito mais disposta. 

Sei que o transplante é um tratamento e não uma cura, que os remédios imunossupressores tem efeitos colaterais, que a baixa imunidade nos faz ter algumas cautelas e restrições, que teremos que tomar sempre os remédios para não rejeitarmos o rim recebido, mas é maravilhoso voltar a ter uma vida praticamente normal, mais livre e muito menos dolorosa.
A doação de um órgão é um ato de extrema generosidade!!! Tenho certeza que Deus abençoará de forma especial todos os doadores  e suas famílias!!! E nós receptores de órgãos seremos eternamente gratos!!!


       


Aproveito para agradecer o meu generoso doador falecido e à sua generosa família. Vocês estarão sempre no meu coração e nas minhas orações. Parabéns pela atitude tão nobre e obrigada por estarem me proporcionando uma nova vida!!!

Se você quer ser um doador de órgãos, não se esqueça de avisar a sua família, pois a retirada dos órgão após a comprovadamente morte encefálica só ocorrerá com a autorização dos seus familiares. 


DOE ÓRGÃOS, DOE VIDA 


Com carinho,

Helô



OBS: Visitem a minha página do FACEBOOK chamada Blog Hemodiário  e no INSTAGRAM com o nome  @blog_hemodiario   Até lá!

OBS2: Participem do grupo HEMODIARIO no Facebook!


Nenhum comentário:

Postar um comentário