domingo, 27 de setembro de 2015

Dia nacional de doação de órgãos

O dia 27 de setembro é marcado por duas importantes comemorações: o Dia Nacional da Doação de Órgãos e de São Cosme e Damião. Muitas pessoas desconhecem, mas a ideia e concepção do transplante tiveram início com os dois santos. 

Segundo a Igreja Católica, os irmãos eram médicos e realizavam atendimento à população sem custo algum e teriam realizado a primeira cirurgia deste tipo. Por isso, São Cosme e Damião são os padroeiros do transplante.

A ligação entre os santos e os transplantes surgiu quando o sacristão de uma igreja na Sicília sofreu gangrena e perdeu uma das pernas. São Cosme e São Damião fizeram a amputação de pernas seguida de um transplante bem sucedido e o homem voltou a ter as duas pernas.

O transplante de órgãos ou tecidos só pode ser realizado com uma doação. A viabilização do processo depende somente da aprovação familiar, por isso, é sempre importante conversar com a família e deixar claro o desejo de doar. Doar órgãos salva vidas e leva esperança a muitas pessoas, mas depende de você. 

Doe órgãos! Doe vida!

Fonte: programa estadual de transplante do governo do Rio de Janeiro



  

É sempre bom frisar que o diagnóstico da morte cerebral ou encefálica é definitivo, portanto irreversível, e baseado num critério (protocolo) mundial muito sério e rigoroso. A pessoa diagnosticada com morte cerebral é considerada morta para a ciência e para todas as religiões. De modo que a doação de órgãos, chamada de doação de cadáver, só pode ser realizada após o diagnóstico da morte cerebral e sempre com a autorização familiar. 

Há mais de 32 mil pessoas na fila de transplante no Brasil e apenas em torno de 4 mil transplantes foram realizados no Brasil em 2014, sendo que 43% das pessoas com morte cerebral e aptas para doação de órgãos os seus familiares negaram a doação. Tenham compaixão e consciência que um dia vocês poderão estar na fila de transplante. 

Assistam no link abaixo os depoimentos de alguns doadores e receptores de órgãos. Entre eles, tem o depoimento da Bruninha (menina/mulher de 27 anos) que vocês acompanharam aqui no meu blog, uma vez que eu a conheço porque ela fazia hemodiálise na mesma clínica que eu. Ela fez um transplante duplo (rim e fígado) no último dia 9 de julho, foi um sucesso e ela está ótima. É muito emocionante e nos traz muitas esperanças!!!



Com carinho,

Helô


Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário