sábado, 23 de maio de 2015

Sódio: vital ou letal

Olá, amigos!

Eu assisti uma importante matéria sobre sódio no Jornal Hoje, da Rede Globo, em 21 de maio de 2015, e resolvi compartilhar com vocês. Se tiverem interesse, acessem o link desta matéria.

A matéria a que me referi trata dos problemas do coração. Mas, como os rins tem capacidade limitada para filtrar e excretar o sódio, quando consumido em excesso, os rins são forçados a trabalhar sob grande pressão e podem ter o seu funcionamento comprometido. Daí o meu interesse em fazer um post sobre este assunto.


                                


Os doentes renais crônicos estão aumentando demais no Brasil e em todo mundo, atingindo 10% da população mundial.

"A estimativa é que a doença renal crônica afete 1 em cada 5 homens e 1 em cada 4 mulheres com idade entre 65 e 74 anos, sendo que metade da população com 75 anos ou mais sofre algum grau da doença." (site:www.brasil.gov.br

No Brasil, somos 110 mil doentes em diálise. A maioria utiliza a cobertura do SUS (Sistema Único de Saúde) em clínicas particulares. Porém, o custo atual de cada paciente é R$ 240,00 (duzentos e quarenta reais) e o SUS repassa R$ 190,00 (cento e noventa reais), o que está causando o fechamento de várias clínicas e o perigo de que um doente renal não encontre uma vaga e morra. Mais um motivo importantíssimo para se fazer a prevenção. 

As causas que levam à falência renal são as mais diversas e a doença é silenciosa, mas muitas vezes evitável se detectada a tempo. De modo que temos que estar sempre atentos com a nossa pressão arterial, a taxa de açúcar no sangue (diabete), a espuma na urina (nefrite) e a taxa da creatinina (doença renal), além, é claro, a ALIMENTAÇÃO, sendo que o sódio é um dos nossos maiores problemas, especialmente pela grande quantidade contida nos produtos industrializados e embutidos.

O sódio é um elemento mineral muito importante para o nosso organismo por estar associado a funções vitais, como a contração muscular, o equilíbrio aquoso e a condução dos impulsos nervosos. Mas ele deve ser consumido até 2000 mg/dia (2 g/dia). 

Como quase todos os alimentos contém sódio, recomenda-se que consumamos 2 gramas de sal de cozinha (1 grama de sal de cozinha contém 400 mg de sódio) e o restante deixar por conta dos demais alimentos. Por isso é fundamental ficarmos atentos à quantidade de sódio no rótulo dos alimentos. 

Compartilho também o link da tabela de alimentos e a sua quantidade de sódio para ficarmos atentos, além de ressaltar abaixo os alimentos que contém mais sódio.



                                       



"A diferença entre o veneno e o remédio é a dose." (Roger Stankewski)


Vamos ter consciência dos ingredientes da nossa alimentação para evitarmos algumas doenças e ter a melhor qualidade de vida possível!!!


Com carinho,

Helô




OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de blog_hemodiario. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário