"Fazei tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5)
"No contexto do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, a Igreja nos convida mais uma vez, a voltarmos o nosso olhar de ternura para com os enfermos. O Papa Francisco propõe para a nossa reflexão o primeiro milagre de Jesus, nas Bodas Caná do Evangelista São João (Jo 2, 1-11).
Num contexto de alegria e festa, na qual Jesus, sua mãe Maria e os Discípulos estavam presentes, algo diferente acontece: Maria percebe que "Eles não têm vinho" (Jo 2, 3). Ela como mãe solicita intercede junto ao seu Filho e dá uma orientação: "Fazei tudo o que ele vos disser" (Jo 2,5).
Deus Pai, também hoje, nos convida para a grande festa da vida. Deseja que seus filhos e filhas vivam a experiência de uma intensa alegria, fruto de seu amor misericordioso pela humanidade.
Mas todos fazemos experiência de que a vida não é só festa. Nossa vida é cercada de dores, sofrimentos e enfermidades. Então, quais os ensinamentos que podemos tirar deste texto envangélico?
A vida é um grande dom de Deus. Ela precisa ser acolhida e festejada. Isto deve acontecer na família e na Comunidade-Igreja. É na comunidade que encontramos forças para vivermos a cada instante este maravilhoso dom.
E quando surgir a dor, o sofrimento é a enfermidade precisamos ser como Maria, atentos às necessidades das pessoas. Não nos contentemos em ver as situações, mas sejamos agentes de transformação, promotores da vida e da esperança: visitando os enfermos em suas casas ou internados nos hospitais, de braços abertos e coração acolhedor, apontando para o Cristo Ressuscitado. Pois o sofrimento assumido com amor é fonte de vida; é ajudar educar a população na prevenção as enfermidades e lutar por uma saúde pública de qualidade, que é um direito de todos garantido pela Constituição.
O mundo de hoje precisa com urgência de pessoas como você para aliviar o sofrimento de tantos irmãos. É esta nossa missão como agentes de Pastoral da Saúde de nossa Arquidiocese de São Paulo. Venha você também fazer parte desta grande família. Assim a festa da vida vai continuar.
Que Nossa Senhora de Lourdes interceda por nós junto ao seu filho Jesus."
"A jovem Bernadette Soubirous, aos 14 anos, foi catar lenha junto às margens do Gave e teve a suprema ventura de contemplar a Santíssima Virgem.
Era Bernadette filha de um pobre moleiro da aldeia de Lourdes, nos altos dos Pirineus, sul da França, e saíra acompanhada de sua irmã e de outra menina. Passava defronte às rochas de Massa Keller, quando ouviu de repente um barulho como se fosse a rajada de um vento forte. Olhando para cima, viu na reentrância do rochedo uma senhora de grande beleza, circundada por deslumbrante resplendor.
A visão estava de pé, trajando um vestido é um véu brancos como a neve. Tinha na cintura uma faixa azul, os pés estavam ornados de rosas e segurava um rosário, cujas contas ia passando entre os dedos.
A pequena camponesa, extasiada, caiu de joelhos, tirou o terço do bolso e começou a rezá-lo. Quando acabou a última Ave-Maria, a bela Senhora desapareceu. Esta primeira aparição deu-se a 11 de fevereiro de 1858 e foi seguida de mais dezesseis. Da terceira era cada vez maior o número de pessoas que iam contemplar o êxtase da humilde Bernadete, que se transformava, parecendo mais um anjo do céu.
Durante as várias aparições, a mãe de Deus confiou muitos segredos à modesta jovem e numa delas ordenou-lhe que dissesse aos sacerdotes para construírem uma capela naquele local e ali realizassem procissões. Em outra ocasião mandou a menina beber água e se lavar na fonte, mas indicava num lugar da gruta completamente seco. Bernadette curvando-se começou a arranhar o chão duro com os dedos e, de súbito, jorrou água do rochedo.
Finalmente, no dia da Anunciação a piedosa vidente pediu à Senhora que tivesse a bondade de dizer-lhe quem era. A virgem, então, unindo as mãos, respondeu-lhe lançando ao céu um olhar de inefável doçura: - "Eu sou a Imaculada Conceição ". E desapareceu.
Bernadette muito sofreu por causa das aparições da Mãe Santíssima, pois foi considerada impostora. Injuriada e interrogada pela polícia, que pretendeu impedir os romeiros de se aproximarem da gruta, tornando-se malvista pelas autoridades civis e até mesmo religiosas.
Afinal, as curas milagrosas o tidas com a água da fonte nascida sobre os dedos da santa menina obrigaram as autoridades a ceder, e, a 11 de janeiro de 1962 o bispo de Tar es autorizou o culto de Nossa Senhora de Lourdes."
Oração a Nossa Senhora de Lourdes:
"Ó Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos a Deus.
Nossa Senhora da gruta de Lourdes, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça)."
Hoje, 11 de fevereiro de 2016, dia do enfermo, vamos pedir que Nossa Senhora de Lourdes interceda por nós e nos conceda a graça pedida.
Com carinho,
Helô
OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!
Nenhum comentário:
Postar um comentário