Agora vou falar-lhes brevemente sobre o que devemos fazer para evitar os problemas renais.
Primeiramente, gostaria de frisar-lhes que não sou médica e nem qualquer especialista no tema, simplesmente sou uma mulher de 52 anos que convive com problemas renais desde os 19 anos de idade e, por ter tido a oportunidade de ser tratada por alguns dos melhores médicos do país, acumulei um certo conhecimento. Mesmo seguindo a maioria das orientações médicas, exceto a obesidade, a minha função renal foi piorando aos 49 anos e chegou ao ápice aos meus 52 anos, o que me fez iniciar o tratamento de hemodiálise. No meu caso, a genética foi a causa da perda da minha função renal, pois nasci com rins policísticos e os cuidados básicos para esse tipo de doença são tomar muito líquido (2 a 3 litros por dia), controlar a pressão arterial e evitar a obesidade, mas, mesmo assim, os cistos vão aumentando e a função renal diminuindo com a idade.
A obesidade é um dos piores problemas de saúde da atualidade e também uma das mais importantes causas indiretas da perda das funções renais. Digo indireta, pois ela geralmente é a causa de problemas cardiovasculares, além do aparecimento de diabetes e da hipertensão, que afetam os rins e reduzem a sua função. Geralmente a obesidade é consequência de uma alimentação inadequada, na qual há um aumento de ingestão alimentar e uma redução do gasto energético. Não é fácil, mas só depende de nós eliminá-la!
A obesidade também está associada ao sedentarismo e, como sabemos, a atividade física é essencial para o bom funcionamento do coração e dos demais órgãos. Por isso, devemos fazer atividade física regularmente pelo menos 3 vezes por semana durante uma hora. Vamos caminhar, nadar, andar de bicicleta, dançar, correr ou fazer qualquer outra atividade. Tente encontrar aquela que mais te dê prazer e satisfaça em sua rotina e necessidades. Como dizia o Dr. Zerbini, famoso cardiologista, a saúde está nos pés. Portanto, só depende de nós!!!
A atividade física tem que ser obrigatória em nossas vidas, assim como comer e beber, pois ela traz inúmeros benefícios ao nosso organismo, dentre eles serve como reguladora das taxas de diabetes e do nível da pressão arterial, que, controladas, evitam problemas cardíacos e renais basicamente.
Outra causa que pode afetar a função renal dos nossos rins são os remédios. Devemos tomá-los sempre com recomendação médica e ficarmos atentos com o excesso de anti-inflamatórios, que sobrecarregam muito os rins. Vamos ficar atentos!!!
Já os líquidos são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo e auxiliam os rins a filtrarem as impurezas que consumimos. Por isso, recomenda-se a ingestão de 2 a 3 litros de líquidos diariamente para pessoas com função renal normal. Só depende de nós!!!
Outro cuidado que devemos ter é verificar a taxa de creatinina e ureia, através de um simples exame de sangue, sendo que o valor de referência da ureia é 10 a 50 mg/dl e da creatinina é 0,60 a 1,10 mg/dl. Vamos sugerir ao nosso médico!
Resumidamente, o que devemos fazer para evitar um problema renal é evitar a obesidade, o sedentarismo, a má alimentação, o excesso de remédios inadequados, a hipertensão e a ingestão insuficiente de líquidos.
"A sabedoria é uma qualidade. É a qualidade de quem sempre pratica o que prega e prega apenas o que pratica. Para se tornar um sábio não há segredos ocultos e mistérios incompreensíveis. Basta viver com seu olho interior aberto, agindo de acordo com seus valores e sentimentos mais puros, e apreciar o silêncio." (Brahma Kumaris)
Vamos usar a nossa sabedoria e colocar em prática o que depende de nós!!!
Com carinho,
Helô
Nenhum comentário:
Postar um comentário