sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Gastrite e colite

Olá, amigos!

Toda atenção é necessária com quem faz hemodiálise, por ser um tratamento complexo que envolve conhecimento técnico, cuidados e procedimentos, como: ingestão de muitos medicamentos, dieta restritiva, consumo de líquido controlado, peso corporal regularmente avaliado, realização de exames laboratoriais mensais, controle constante de eventual infecção, higiene rigorosa das mãos, das máquinas e do ambiente da hemodiálise, lavagem da fístula, manuseio cuidadoso com o cateter e muito mais.

Eu faço hemodiálise há 2 anos e 5 meses e tenho uma boa qualidade de vida por seguir as orientações recebidas. Mas não é simples assim, apesar de eu ter pensado que era. Todos os meus desconfortos e dores, eu atribuía à insuficiência renal ou aos medicamentos tomados e pensava que eu estava muito bem. Mas não.

Um dos meus piores desconfortos e dores que sinto há algum tempo é uma dor abdominal não muito intensa, azia esporádica, náuseas eventuais, uma empanturração após as refeições e umas cólicas intestinais. Eu informei esses sintomas para as nefrologistas da clínica e elas sempre os relacionaram à ingestão do Renagel (cloridrato de sevelâmer). Este medicamento controla a absorção do fósforo e deve ser tomado durante as refeições por quem tem insuficiência renal. A dose varia de paciente para paciente. Eu tomo 4 comprimidos diários (café damanhã (1), almoço (2) e jantar (1)). O Renagel pode causar todos os sintomas que eu sinto. Então, eu estava tranquila, apesar desses inconvenientes sintomas.


      


Com a devida cautela, alguns exames são pedidos de tempos em tempos pelas médicas da clínica, como: cintilografia, densitometria, endoscopia, colonoscopia e outros. Como eu tinha feito colonoscopia e endoscopia em 2010, a médica pediu que eu os refizesse por ter passado 5 anos. E assim eu fiz. O resultado foi uma Pancolite Enantemática Leve (popularmente conhecida como Colite) e uma Gastrite Erosiva Leve de Antro (popularmente conhecida como Gastrite). Levei um susto e percebi que os sintomas não eram decorrentes da simples ingestão do Renagel e sim de duas doenças que devem ser muito bem tratada para evitar complicações graves. Como dizia um querida amiga, nós temos sempre que "ouvir" o nosso corpo e dar atenção ao que ele nos diz. Eu relativei os meus sintomas e agora eu tenho que tratar mais duas doenças, sem poder suspender os vários remédios que tomo e que também podem ter colaborado para causar essas doenças. Aqui vai um conselho: não relativem as tuas dores, fiquem sempre atentos a qualquer sintoma e procurem um médico.


                       
    

O meu tratamento inicial foi substituir o meu protetor gástrico Omeprazol 20 mg por Nexium 40 mg e uma dieta alimentar sem doces, feijão, pão, frituras, saladas cruas, leite, algumas frutas e verduras, além de muitas outros alimentos. O ideal seria uma dieta hiperproteica, mas eu não posso devido a minha insuficiência renal. Então, a minhas dietas foram adaptadas e eu também vou me adaptando.

"A fé é uma força interior que nos entusiasma e motiva a saltar além de nossas forças humanas."  (Mc 10, 46-52)

Eu tenho muita fé e ela me dá força para enfrentar os desafios da vida.

Com carinho,

Helô


Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!