domingo, 27 de setembro de 2015

Dia nacional de doação de órgãos

O dia 27 de setembro é marcado por duas importantes comemorações: o Dia Nacional da Doação de Órgãos e de São Cosme e Damião. Muitas pessoas desconhecem, mas a ideia e concepção do transplante tiveram início com os dois santos. 

Segundo a Igreja Católica, os irmãos eram médicos e realizavam atendimento à população sem custo algum e teriam realizado a primeira cirurgia deste tipo. Por isso, São Cosme e Damião são os padroeiros do transplante.

A ligação entre os santos e os transplantes surgiu quando o sacristão de uma igreja na Sicília sofreu gangrena e perdeu uma das pernas. São Cosme e São Damião fizeram a amputação de pernas seguida de um transplante bem sucedido e o homem voltou a ter as duas pernas.

O transplante de órgãos ou tecidos só pode ser realizado com uma doação. A viabilização do processo depende somente da aprovação familiar, por isso, é sempre importante conversar com a família e deixar claro o desejo de doar. Doar órgãos salva vidas e leva esperança a muitas pessoas, mas depende de você. 

Doe órgãos! Doe vida!

Fonte: programa estadual de transplante do governo do Rio de Janeiro



  

É sempre bom frisar que o diagnóstico da morte cerebral ou encefálica é definitivo, portanto irreversível, e baseado num critério (protocolo) mundial muito sério e rigoroso. A pessoa diagnosticada com morte cerebral é considerada morta para a ciência e para todas as religiões. De modo que a doação de órgãos, chamada de doação de cadáver, só pode ser realizada após o diagnóstico da morte cerebral e sempre com a autorização familiar. 

Há mais de 32 mil pessoas na fila de transplante no Brasil e apenas em torno de 4 mil transplantes foram realizados no Brasil em 2014, sendo que 43% das pessoas com morte cerebral e aptas para doação de órgãos os seus familiares negaram a doação. Tenham compaixão e consciência que um dia vocês poderão estar na fila de transplante. 

Assistam no link abaixo os depoimentos de alguns doadores e receptores de órgãos. Entre eles, tem o depoimento da Bruninha (menina/mulher de 27 anos) que vocês acompanharam aqui no meu blog, uma vez que eu a conheço porque ela fazia hemodiálise na mesma clínica que eu. Ela fez um transplante duplo (rim e fígado) no último dia 9 de julho, foi um sucesso e ela está ótima. É muito emocionante e nos traz muitas esperanças!!!



Com carinho,

Helô


Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Queda na Doação de Órgãos

Olá, amigos!

No próximo dia 27 de setembro, comemora-se o Dia de Doação de Órgãos. Várias campanhas estão sendo realizadas para comemorar esta data. Infelizmente, a doação de órgãos tem diminuído no país e essas campanhas visam conscientizar as famílisa de pessoas que tem morte encefálica e conscientizar as famílias que esta morte é irreversível. Esta é comprovada por métodos sérios e rigorosos adotados mundialmente. Segue abaixo a campanha do renomado Hospital Alemão Oswaldo Cruz, situado na cidade de São Paulo, no Brasil:



                    
     

Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza campanha de sensibilização sobre doação de órgãos de 16 a 23/9 em São Paulo
Exposição fotográfica e palestras fazem parte da iniciativa que visa esclarecer o processo de doação de órgãos; mais de 32 mil brasileiros estão na fila do Sistema Nacional de Transplantes
São Paulo, 18 de setembro de 2015 – Atualmente, existem no Brasil mais de 32 mil pessoas à espera de um transplante. São adultos e crianças que sonham com a possibilidade de ganhar uma nova chance de vida, mas o número de doadores ainda é insuficiente para zerar a fila do Sistema Nacional de Transplantes. Dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) revelam que as taxas de potenciais doadores, de doadores efetivos e no número de transplantes de rim, de fígado e de pâncreas, diminuíram em relação ao ano anterior. Apenas no primeiro trimestre, 43% das famílias abordadas pelas equipes dos hospitais não autorizaram a doação.
Com o intuito de esclarecer o processo de doação de órgãos e conscientizar a sociedade sobre a importância de informar aos familiares sobre o desejo de ser um doador de órgãos e tecidos, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz realiza em setembro uma campanha de sensibilização e conscientização sobre o tema. A ação faz parte das ações do Dia Nacional de Doação de Órgãos, celebrado em 27/09.
Entre as iniciativas de mobilização do Hospital está à exposição fotográfica “Rostos de Esperança”, que será realizada de 16 e 23 de setembro, no saguão do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073, próximo ao Metrô Consolação em São Paulo. Composta por 15 painéis do fotógrafo premiado Lalo de Almeida, a exposição retrata a história de doadores e receptores de órgãos e tecidos, além de profissionais que lutam contra o tempo para realizar um transplante.
O público que visitar o Conjunto Nacional também poderá assistir às palestras com os médicos e enfermeiras que integram a equipe de transplantes do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os profissionais apresentarão um panorama sobre a fila de transplantes no país e também esclarecerão as principais dúvidas dos participantes sobre a doação de medula óssea, rim, fígado e córneas. Além disso, serão realizadas apresentações dos corais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do SBT. 
Para o Dr. Philip Bachour, Coordenador do Transplante de Medula Óssea, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, um dos motivos da queda das doações está relacionado ao fato das famílias não autorizarem a doação dos órgãos, mesmo que o familiar tenha manifestado este desejo em vida, por desconhecimento. “Estima-se que para cada oito potenciais doadores no país, apenas um acabe doando de fato, por isso, a importância de ampliar as ações de conscientização e de esclarecer as dúvidas em torno do processo de doação”, afirma.
O médico esclarece que a doação de órgãos como coração, pulmão, córneas, pâncreas, ossos só é realizada com a constatação de morte encefálica, isto é, quando há interrupção irreversível das atividades cerebrais do indivíduo. Em caso de doadores vivos, realiza-se a doação de órgãos, como o rim, fígado e medula óssea. Desde 1997, já foram realizados no Hospital Alemão Oswaldo Cruz mais de 700 transplantes de rim, pâncreas, fígado, ossos, córneas e medula óssea.
Programação:
16/09 – Quarta-feira às 13 horas
Palestra sobre Transplante e Doação de Medula Óssea

17/09 – Quinta-feira às 13 horas
Palestra sobre Transplante e Doação de Rim
18/09 – Sexta-feira às 13 horas
Palestra sobre Panorama da Fila dos Transplantes no Brasil e Doação de Órgãos e Tecidos
19/09 – Sábado às 13 horas
Apresentação do Coral do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
20/09 – Domingo às 13 horas
Apresentação dos Corais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e do SBT
21/09 – Segunda-feira às 13 horas
Palestra sobre Transplante e Doação de Medula Óssea
22/09 – Terça-feira às 13 horas
Palestra sobre Transplante de Fígado
23/09 – Quarta-feira às 13 horas
Palestra sobre Transplante de Córneas, Transplante Ósseo e Doação de Órgãos e Tecidos
Serviço: 
Semana de Sensibilização à Doação de Órgãos e Tecidos do Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Exposição fotográfica Rostos de Esperança 
Data: de 16 a 23 de setembro
Local: Conjunto Nacional – Saguão
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Próximo ao Metrô Consolação – São Paulo (SP)
Horário: das 9 às 19 horas
Gratuito


                      
  

Mesmo na hora da perda de um ente querido, atendam com carinho os agentes de captação de órgãos, confiem nos métodos médicos de avaliação de morte cerebral irreversível de seu parente e DOEM SEUS ÓRGÃOS E TECIDOS. Isto é compaixão e proporcionará a vida para várias pessoas!!! 



Com carinho,
Helô


terça-feira, 15 de setembro de 2015

Campanha de doação de órgãos e tecidos no Conjunto Nacional de 16/9 a23/9/2015

Olá, amigos!

Na próxima 4ª feira, 16/9, inicia-se a Campanha de Doação de Órgãos e Tecidos no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista com a Rua Augusta. Esta Campanha ocorrerá de 16 a 23/9/2015, das 9 às 19 horas. A Campanha foi intitulada Rostos de Esperança. Dentre estes rostos de espernça está o da menina/mulher Bruna Suita, que acompanhamos o seu transplante duplo (fígado e rim), realizado no último dia 9 de julho aqui no meu Blog Hemodiário. Prestigiem e divulguem!!!

Com carinho,
Helô

#doeorgaosetecidosdoevida


                         
    
                                   
                                             PROGRAMAÇÃO:
                             
              


Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!