sábado, 19 de agosto de 2017

Informações importantes sobre hemodiálise

Olá, amigos!

Hoje, 19 de agosto de 2017, eu vou postar o folder fornecido pela minha clínica sobre informações importantes sobre hemodiálise.

A recomendação mais importante é a de não faltar ou não atrasar nas sessões de hemodiálise. A orientação padronizada mundialmente é a  necessidade de 12 horas de hemodiálise por semana. As piores consequências de falta ou atraso são:

1) aumento de 19% do risco de morte em pacientes que faltam 1 sessão de hemodiálise no mês;

2) aumento de 51% do risco de morte para 2 faltas no mês.

                                    


  Outras consequências que a falta à sessão de hemodiálise podem causar são:

1) POTÁSSIO ALTO: causa arritmias (batimentos rápidos, lentos e/ou irregulares do coração), parada cardíaca, fraqueza, paralisia muscular e morte;

2) FÓSFORO ALTO: causa coceiras pelo corpo, enfraquecimento dos ossos e fraturas;

3) ACÚMULO DE LÍQUIDOS: causa falta de ar, aumento ou queda de pressão, câimbras, edema de pulmão, inchaço nas pernas e parada respiratória;

4) ACÚMULO DE UREIA E CREATININA: causa irritabilidade, náuseas, vômitos, cansaço, perda de apetite, anemia, impotência sexual e morte.

Os doentes renais crônicos não devem se esquecer que os seus rins não mais funcionam. Que os rins são órgãos vitais, que filtram e eliminam as impurezas que ingerimos. Mas, que felizmente, a hemodiálise é uma terapia substitutiva, que nos mantém vivos com uma boa qualidade de vida se nos adequarmos ao tratamento (ingestão de medicamentos, alimentação controlada, ingestão de líquidos controlada e comparecer SEMPRE nas sessões de hemodiálise). 

Oportunamente, eu adicionei a este post um texto sobre o nosso Papa Francisco, que nos pede para pararmos de nós lamentar e nós fazermos de vítimas. Cada um tem os seus problemas e deve enfrentá-los. Assim é a vida!

Leiam e reflitam:


      


"É PROIBIDO LAMENTAR-SE"

O Papa Francisco passa suas “férias” no Vaticano, sem perder o bom-humor que lhe é peculiar.
Há alguns dias, apareceu fixado na porta de seu quarto, na Casa Santa Marta, um aviso que diz: “Proibido lamentar-se”!
Mais abaixo é explicado que “os transgressores estão sujeitos a uma síndrome de vitimismo com a consequente diminuição de tom do humor e a capacidade para resolver os problemas”.
A sanção será dobrada “se cometida na presença de crianças”.
O texto termina dizendo: "Para se obter o melhor de si mesmo, deve-se concentrar nas próprias potencialidades e não nos próprios limites, portanto: Pare de se queixar e aja para tornar a tua vida melhor”.
As frases são de autoria do psicoterapeuta Salvo Noé - autor de livros e de cursos de motivação - e que recentemente encontrou o Papa Francisco na Praça São Pedro durante uma Audiência Geral, oportunidade em que deu a ele a cartela.
Francisco lhe disse: “Vou colocá-la na porta do meu escritório, onde recebo as pessoas”.
Como o “escritório” onde costuma conceder as audiências é no Palácio Apostólico, cuja austeridade e beleza não se enquadrariam com estilo da cartela, o Papa decidiu então fixá-la na porta de seu quarto.
O aviso, como não poderia deixar de ser, acabou chamando a atenção de algumas pessoas na Santa Marta, entre elas a de um idoso sacerdote italiano, amigo de longa data de Bergoglio, que depois de pedir autorização, tirou algumas fotos da cartela para poder divulgar.
Quer na Exortação “Evangelii gaudium” como nas homilias na Santa Marta, o Papa chama a atenção de que os cristãos devem parar de queixar-se eternamente, parecendo muitas vezes adoradores da “deusa lamentela”.
“Às vezes – disse o Papa alguns meses após ter sido eleito – alguns cristãos melancólicos temais cara de pimenta no vinagre que de pessoas alegres que tem uma vida bela!”.
O sacerdote autor das imagens, disse que encontrou Francisco tranquilo e sereno. Ele está trabalhando, apesar das férias, estudando nomeações para a Cúria, mas também nos discursos de sua próxima viagem à Colômbia.
(Com informações do La Stampa)


Se quisermos viver bem, sejamos proativos, assumamos as nossas responsabilidades e nos adequemos às nossas necessidades. VIva a vida!!!


Com carinho, 

Helô



OBS: Visitem a minha página do Facebook chamada Blog Hemodiário (https://www.facebook.com/BlogHemodiario) e o meu perfil do Instagram com o nome de @blog_hemodiario. Até lá!

OBS2: Venham participar do grupo HEMODIÁRIO no Facebook!!!